Home»Em Destaque»Waterzooi

Waterzooi

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

Camila Maria*

Waterzooi é um prato típico da Bélgica, mais especificamente da cidade de Gante. Quando começou a ser preparado era basicamente um guisado de peixe, mariscos e vegetais, engrossado com natas e gemas. Hoje ele é mais comumente preparo com frango e creme de leite fresco.
A cultura da Bélgica dá grande importância ao saber-viver e saber-comer. A culinária engloba pratos dos mais simples aos mais refinados, é muito rica, saborosa e sofreu influências das cozinhas vizinhas: França, Holanda e Alemanha. Hoje está enquadrada nos mais elevados padrões gastronômicos da Europa.
A Bélgica cultiva uma grande variedade de hortaliças que temperadas com ervas e acrescidas de algum tipo de proteína se transformam em cremosas sopas com as quais os belgas costumam abrir suas refeições, como o Waterzooi que você com certeza vai preparar já!

INGREDIENTES

600g a 800g de coxas e sobrecoxas de frango
600g de cenouras em rodelas
1 cebola grande picado
1 alho poró fatiado
5 talos de salsão (tire a “capinha” mais fibrosa)
600g de batatas descascadas e em cubos
200ml de creme de leite fresco
1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
1 colher (sopa) de manteiga
Sal e pimenta do reino

MODO DE PREPARO

Doure bem os pedaços de frango com a manteiga, acrescente a cebola, a cenoura, o salsão e o alho poró e dê uma refogada. Acrescente o vinho branco, meia xícara de água, o sal e a pimenta do reino, tampe a panela e deixe cozinhar por 15 minutos. Acrescente as batatas, coloque mais um pouco de água se achar que há a necessidade e deixe cozinhar por mais 15 minutos, ou até que as batatas fiquem macias, mas não desmanchando. Retire do fogo, acrescente o creme de leite, misture um pouco e sirva.

*Camila Maria é formada em gastronomia, atua como chefe de cozinha e é ex-sócia-proprietária da Estação Chopp, em Mogi Guaçu.

Post anterior

Oktoberfest

Próximo post

Renata e Evandro