Home»Cidade»Vacinação antirrábica: Falta de vacina pode prejudicar campanha

Vacinação antirrábica: Falta de vacina pode prejudicar campanha

0
Shares
Pinterest WhatsApp

A partir deste fim de semana, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) priorizará a vacinação antirrábica de cães e gatos na zona rural e bairros mais distantes da periferia em face da possibilidade de desabastecimento de vacina no Estado de São Paulo. A informação foi repassada na manhã da sexta-feira (28) pela Secretaria de Comunicação Social.

De acordo com a Pasta, o Centro de Vigilância e Controle da Raiva do Instituto Pasteur em contato com o CCZ informou que o Ministério da Saúde deverá oficializar nos próximos dias um possível desabastecimento de vacina antirrábica para cães e gatos. Daí a necessidade de mudança na estratégia da vacinação antirrábica de cães e gatos.

vacinacao anti rabica

A coordenadora do CCZ, a bióloga Silvana Munhoz Bueno disse que a opção pela vacinação dos animais nos bairros periféricos e zona rural visa proteger o Município de possíveis casos de raiva. Com isto, se imuniza os cães e gatos das localidades de divisa com outros Municípios. “Recebi um ofício do Pasteur comunicando do desabastecimento. A vacina será destinada aos municípios paulistas em casos de urgência, mas Mogi Guaçu não está incluída nesta relação porque não temos casos de raiva”, detalha.

O estoque do Ministério da Saúde deverá ser distribuído segundo critérios de prioridades, com foco em localidades com registro de casos positivos da doença, podendo o Estado de São Paulo não receber mais doses este ano. O CCZ iniciou a Campanha de Vacinação Antirrábica em maio, começando por bairros da Zona Sul. O trabalho estava sendo realizado aos fins de semana na área urbana. Já, na zona rural, o trabalho era feito durante a semana. Neste período, foram aplicadas cerca de 13 mil doses. Atualmente, há em estoque 14 mil doses. O número de animais vacinados este ano ficará próximo de 30 mil, ante a previsão de imunizar cerca de 34 mil cães e gatos.

Silvana
Silvana

Neste sábado (29), a vacinação será realizada no Jardim Araucária e proximidades, também na Zona Norte. A disponibilidade do estoque deve dar para mais este mês e depois a campanha será interrompida por falta de vacinas.

 

Previous post

VE tem cinco notificações de meningite ao longo deste semestre

Next post

Paratleta guaçuana conquista bronze em Circuito