Home»Em Destaque»Suksesstert

Suksesstert

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

Gosto muito de estudar outras línguas, assim como outras culturas. Uma receita antiga de um país diz muito sobre ele. Esta é uma receita de sobremesa clássica norueguesa, um país com invernos rigorosos, por isso, a necessidade de pratos com mais gordura. Uma curiosidade: lá no inverno a luz do dia se encolhe para poucas horas e, no verão, a noite quase nunca escurece. Estranho, mas muito interessante!
A tradução do nome dessa torta é Torta Sucesso. Tem poucos ingredientes e já aviso que é o tipo de sobremesa bem doce. As receitas da Noruega costumam ser idênticas em todo lugar, bem diferente daqui do Brasil que cada um faz do seu modo.
A Suksesstert  é feita tradicionalmente em dias de festa, principalmente na Páscoa, por ser amarela. Eles levam a sério o uso das cores reservadas para os feriados. Natal é vermelho e Páscoa amarela, e não se fala mais nisso. É um bolo feito no período que vai do inverno (Natal) a começo da primavera (Páscoa), quando ainda está bastante frio. Aliás, esse creme de gemas que cobre a torta é toda a base de manteiga e derrete bem rápido se não for mantido refrigerado.
Vamos experimentar esta receita deste país tão diferente?

INGREDIENTE:

4 ovos
150g açúcar confeiteiro + 125g açúcar branco
150g amêndoas
100ml creme de leite
150g manteiga
Essência de Baunilha
Amêndoas moídas para decorar (opcional)

MODO DE PREPARO:

Processe o açúcar de confeiteiro e as amêndoas inteiras (com casca) até formar uma mistura homogênea sem pedaços grandes de amêndoas. Separe os ovos e coloque as gemas já peneiradas numa panela de fundo grosso. Reserve. Bata as claras até obter picos duros. Adicione a mistura de açúcar e amêndoa moída às claras batidas usando uma espátula, incorpore de baixo para cima com cuidado. Transfira a mistura para uma forma redonda com cerca de 24-25cm de diâmetro e leve ao forno pré-aquecido a 180°C. Asse a base por 30 a 40 minutos, até que fique levemente dourada. Não asse demais, para a massa não ressecar. Retire do forno e deixe esfriar.
Enquanto a base assa, volte à panela com as gemas. Adicione o creme de leite, o açúcar e a baunilha e leve ao fogo baixo. Com um fouet (batedor de mão) mexa a mistura de gemas sem parar até que comece a engrossar. Não deixe a mistura ferver, pois ela poderá talhar em questão de segundos. Por isso, se você achar que está esquentando demais e não está engrossando, retire a panela do fogo, continue mexendo para reduzir a temperatura e depois leve a panela de volta ao fogo para engrossar, sempre tomando cuidado para não ferver. Assim que a mistura engrossar, retire do fogo e deixe esfriar levemente, mas não totalmente.
Quando o creme de gemas estiver morno, adicione a manteiga e, usando um fouet novamente, bata vigorosamente para incorporar bem. Deixe o creme de gemas esfriar totalmente, em temperatura ambiente, assim como a base de claras e amêndoas e aí, sim, coloque o creme sobre a massa. Se desejar, abra a massa ao meio e coloque uma parte do creme como recheio. Se a massa ficou fina demais para cortar ao meio, use o creme de gemas como cobertura apenas, como na foto. Depois que você tiver coberto a massa da torta com o creme, coloque a torta coberta na geladeira para a cobertura endurecer.
Rende 8 porções

Foto: Divulgação

Post anterior

Novena em Aguaí

Próximo post

Beatriz e Matheus