Home»Cidade»Suécia: Nova USF atende 10 mil moradores

Suécia: Nova USF atende 10 mil moradores

A solenidade de entrega da unidade de saúde foi realizada na última sexta-feira (28), mas o posto já funciona há um mês

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

“Jornalista Valter Abrucez”. Este é o nome da USF (Unidade de Saúde da Família) do Jardim Suécia que foi inaugurada na última sexta-feira (28). Trata-se de homenagem ao jornalista falecido há quase três meses, quando estava à frente da Secretaria de Comunicação Social. Abrucez faleceu aos 70 anos. Ele lutava contra um câncer.

Ao discursar, o prefeito Walter Caveanha (PTB) apresentou uma revista produzida ao término de seu primeiro mandato, em 1982, à época pelo então diretor de Relações Públicas Valter Abrucez. “Nessa revista, o Valter retratava o início do projeto da medicina preventiva. Em 1977 iniciamos as tratativas de um projeto ambicioso, inédito no Brasil naquela época, quando sequer existia o SUS (Sistema Único de Saúde).”, recordou. Também estavam presentes na solenidade, além de autoridades, as duas filhas do homenageado, Patrícia e Paula.  

O ato foi encerrado com a reprodução de um áudio gravado na ocasião do aniversário de 70 anos de Valter Abrucez, poucos dias antes de seu falecimento. O áudio contou com a narração de Oliveira Andrade, ex-colega de Abrucez na EPTV Campinas, com texto do jornalista mogimiriano Argemiro Repas, relatando o histórico profissional do homenageado.

 

Homenagem na inauguração
Homenagem na inauguração

DADOS

A USF do Suécia atende a uma clientela de aproximadamente 10 mil moradores. Trata-se da 16ª USF – além de outras 8 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) – aberta em Mogi Guaçu. O posto, que já entrou em funcionamento há cerca de um mês, custou pouco mais de R$ 739 mil, sendo R$ 512 mil do Governo Federal e o restante de contrapartida da Prefeitura.

Para quem reside no bairro, o novo posto é visto como sinal de avanço, apesar da observação de que o atendimento na antiga unidade ser tido como excelente. “O atendimento deles sempre foi muito bom”, observa a ajudante de cozinha Cleuza Ota. Ela disse que gosta do bairro e que para as coisas por lá melhorarem ainda mais só fica faltando uma creche. Isto porque, a localizada no Jardim Boa Vista, bairro vizinho ao Suécia, não comporta a demanda da região. (Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura).

posto saude suecia inauguracao

 

Post anterior

Artigo: Proporcionalidade nas mudanças

Próximo post

3ª Divisão: 1ª rodada da Seletiva tem 19 gols