Home»Em Destaque»Spätzle

Spätzle

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

Por Camila Maria*
O spätzle (literalmente “pequeno pardal”) surgiu na cozinha da Suábia, no Sudoeste da Alemanha, há centenas de anos. Também é muito consumido na Áustria ocidental, na Suíça, na Alsácia e em regiões de imigração alemã, como no Sul do Brasil. É difícil ir a um restaurante tipicamente alemão e não encontrar a massa no menu.
É feito com ovos, farinha de trigo e sal. Algumas receitas também incluem leite e água. A proporção dos ingredientes pode variar e a forma também, mais redondinho e próximo de um nhoque ou mais comprido e parecido com macarrão. Como macarrão, a massa do spätzle é mais líquida. Em algumas regiões, sua variante mais redondinha é chamada de knöpfle.
Geralmente servido como acompanhamento – de goulash, por exemplo, (outro prato típico, feito com carne bovina picada) –, o spätzle também pode ser apreciado como prato principal na forma de käsespätzle, coberto de queijo gratinado (emmental é o mais usado) e cebola frita.
A massa é tão apreciada na Alemanha que tem até um museu em sua homenagem: o SpätzleMuseum, em Bad Waldsee, no estado de Baden- Württemberg, no sul da Alemanha.

INGREDIENTES:

400g de farinha
4 ovos
Sal a gosto
Noz-moscada a gosto
260 ml de água
Manteiga ou azeite para saltear

MODO DE PREPARO:

Misture a farinha com os ovos, o sal e a noz-moscada. Vá adicionando a água aos poucos e até que a massa fique lisa e homogênea. Leve à geladeira para descansar por 1 hora.
Já com uma panela com água fervendo, depois que a massa já tiver descansado, passe uma colherada dela através de uma escumadeira com furos grossos ou da parte avessa de um ralador de legumes grosso. Quando as gotas de Spätzle estiverem cozidas, subirão à superfície. Retire com uma escumadeira, delicadamente, e coloque-as em uma vasilha com água gelada para parar o cozimento.
Na hora de servir, salteie as massinhas com manteiga ou azeite até que fiquem bem douradas. Sirva com o molho de sua preferência ou coloque- as em uma travessa, jogue bastante queijo emmental, cebolas em anéis salteadas ou fritas e bacon e gratine no forno. Fica maravilhoso!

*Camila Maria é formada em gastronomia, atua como chefe de cozinha e é sócia-proprietária da Estação Chopp, em Mogi Guaçu.

Post anterior

Projeto Sonhos

Próximo post

Isabela