Home»Caderno Multi»Sorriso: Libere as energias negativas de seu corpo

Sorriso: Libere as energias negativas de seu corpo

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

Com certeza, você já ouviu aquele ditado que diz: “Sorrir é o melhor remédio”. E tanto é verdade que já está comprovado cientificamente que o sorriso traz benefícios ao corpo e a mente.

Um escritor americano, chamado Ron Gutman, fez algumas pesquisas sobre o sorriso. Em uma delas, fotos de jogadores de beisebol foram analisadas. A medida do sorriso de cada um deles pode prever a extensão de vida de cada um. O resultado foi surpreendente: os jogadores que não sorriam viveram, em média, sete anos menos do que aqueles que sorriam. Um dos benefícios do sorriso é a redução da liberação de cortisol, o hormônio do estresse.

Para compensar, o cérebro libera dopamina, uma substância associada às emoções positivas. Com o riso também conseguimos liberar energias negativas do corpo. Por ser uma expressão mundial, o sorriso também facilita e aumenta a socialização. Isso porque, não importa o seu país de origem ou o seu idioma, basta um sorriso para você se comunicar com qualquer pessoa, sem dar sequer uma palavra.

 SAÚDE EMOCIONAL

O sorriso é a melhor arma contra os maus momentos

O sorriso trás muitos benefícios sejam afetivos, emocionais, físicos ou fisiológicos. Ele nos mantém emocionalmente saudáveis, alivia a tensão física deixando os músculos mais relaxados, tornando uma ótima forma de aliviar tensões por todo o corpo.

Quando os músculos faciais encarregados pelo sorriso são ativados, o cérebro começa a liberar imediatamente dopamina e endorfina, mesmo que o sorriso não seja espontâneo. Isso significa que temos o poder de mudar os nossos gestos de maneira consciente, mudando assim o nosso estado emocional.

Neuza
Neuza

A psicóloga Neuza Aparecida Franceli confirmou todos estes benefícios do sorriso. Ela explicou que não há como se sentir ansioso, irritado ou triste quando se está sorrindo. “A capacidade de sorrir com facilidade e com grande frequência é um enorme recurso para superar os problemas, melhorar seus relacionamentos e dar suporte a saúde física e emocional”, completou a profissional.

Com relação à saúde física, o riso desencadeia mudanças saudáveis no organismo. Humor e riso fortalecem seu sistema imunológico, aumentam sua energia, diminuem a dor e protegem contra os efeitos nocivos do estresse. Além disso, ativa o cérebro que libera endorfina, que é uma das principais substâncias responsáveis pela sensação de prazer.

É por essas e outras razões que não podemos perder o hábito do riso solto, afinal de contas, a psicóloga afirmou que ele está sempre disponível e de graça para utilizarmos quando quisermos. “Quem vive com bom humor consegue olhar para as situações de outra forma, encarando cada problema de modo mais realista e menos ameaçador. Ajuda a vencer as adversidades e a ver um pouco mais de luz no fim de qualquer túnel. O riso combate a tristeza e nos encoraja a tomar decisões e ações necessárias para seguirmos em frente”, considerou Neuza que ainda questionou. “Quem é que não gostaria de voltar a ser criança e esquecer os problemas, não é mesmo? No entanto, ninguém pode voltar no tempo, mas podemos mudar nossas atitudes. “Mude a sua perspectiva de vida e aja como as crianças que estão sempre sorrindo. A risada é contagiante e ajuda muito a todos os outros passar por seus maus momentos”, reforçou Neuza.

SENTIMENTO

Por de trás de um sorriso as interpretações podem ser variadas

Dia do Sorriso - Box - Smiley

Apesar de o sorriso ser indicado sem restrições, a psicóloga Neuza Aparecida Franceli considera que muitas pessoas podem usar o sorriso para esconder algum sentimento de tristeza. No entanto, como o sorriso tem um efeito poderoso, o ato de sorrir mesmo em meio aos problemas pode mudar o quadro emocional de quem sorri, trazendo benefícios para o corpo. Porém, é preciso identificar quando um profissional deve ser procurado para tratar o sentimento de tristeza que está escondido.

Já com relação às pessoas que vivem sorrindo por realmente são bem humoradas e positivas com a vida, Neuza diz que elas passam uma imagem segura. “São pessoas menos ansiosas e menos estressadas. Elas atraem melhores sensações, porque geram mais empatia. É muito mais confortável encontrar alguém com um sorriso aberto para te receber do que aquelas pessoas sérias que tem a cara fechada”.

A psicóloga ainda lembrou que as pessoas ficam mais atraentes quando sorriem. Por isso, Neuza reforçou que o ser humano deve sempre reaprender a sorrir. “Existem pessoas tão sérias que precisam praticar o sorriso no seu dia a dia. Se você é uma dessas pessoas, pratique o riso, comece com um sorriso até chegar numa gargalhada. Junte-se a quem sabe rir, ria de si mesmo, sem levar tudo muito a sério. Não estou falando para ser irresponsável, mas, sim, ser mais leve. Sorrir não faz apenas bem para quem sorri, mas também para todas as pessoas ao nosso redor”, finalizou a psicóloga que citou a frase de Grocho Marx: “Não rir de nada é tolice e rir de tudo é estupidez”.

CRIE OPORTUNIDADES PARA SORRIR

 – Assista a um filme de comédia;

– Saia com pessoas engraçadas;

– Assista aos vídeos de crianças sorrindo;

– Arrume tempo para praticar atividades divertidas.

 

DE BEM COM A VIDA

multi sorriso karina carvalho e familia.jpg

A contadora Karina Ferreira Carvalho vive sorrindo, principalmente quando está junto à sua família. “Para mim o sorriso ajuda a levar uma vida mais leve e a encarar melhor os problemas”.

 

multi sorriso leonardo roberto massoni.jpg

Leonardo Roberto Massoni é auxiliar administrativo e também vive sorrindo. “Sorrir para mim é mostrar aos outros tudo o que há de melhor em mim”.

Dia do Sorriso - Box 1 - Riso e TristezaVOCÊ SABIA

O Dia Oficial e Mundial do Sorriso, conhecido em inglês como World Smile Day, foi criado em 1999 e, desde então, é celebrado todos os anos na primeira sexta-feira de outubro.

A sua criação deve-se a Harvey Ball, um artista de Massachussets. Ball é o criador da imagem do smiley, um círculo amarelo sorridente, que é reconhecida internacionalmente.

No dia 28 de abril também se comemora o sorriso a nível mundial. Isso porque, na internet foi divulgada a ideia de que era esse o dia mundial do sorriso.

Post anterior

Lutadora de MMA vai até Ilha Bela para torneio

Próximo post

Domingo tem Esquadrilha da Fumaça, em Mogi Mirim