Home»Em Destaque»Serie: Materiais para Construção – Tema: Qual tijolo/bloco utilizar?

Serie: Materiais para Construção – Tema: Qual tijolo/bloco utilizar?

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

Michele Frizo – arquiteta – (19) 988179548 – michele.frizo@hotmail.com

 

Você vai iniciar sua construção e se depara com uma ampla variedade de blocos ou tijolos para construção, aí surge a dúvida: Qual utilizar? Entre várias características, uma das mais importante é se é estrutural ou de vedação. Sabendo disso fica mais fácil definir qual utilizar em sua obra. Agora vamos falar de alguns modelos:

Tijolo comum: Proporciona conforto térmico e acústico para a casa. Outra característica desse tipo de material é a falta de perfeição dimensional das peças. Ou seja, por mais habilidoso que seja o pedreiro a alvenaria pode ficar irregular.

Tijolo Baiano: Só pode ser usado como vedação porque não suporta cargas estruturais. É o tipo de tijolo mais barato do mercado, mas tem altos índices de quebras e produz muito entulho no canteiro de obras. Além disso, assim como o tijolo comum, o baiano também não tem precisão dimensional. Mas, se comparado ao tijolo comum e ao bloco de concreto, tem desempenho térmico superior.

Tijolo de Solo-cimento: Ele é feito de uma mistura de terra e cimento prensados, também conhecido como tijolo ecológico. Para o assentamento, em vez de argamassa comum, é usada uma cola especial. Outro diferencial é que seus dois furos internos permitem embutir a rede hidráulica e elétrica, dispensando o recorte das paredes. Além disso, o sistema é modular e produz uma alvenaria uniforme, dispensando o uso excessivo de material para o reboco.

Bloco Cerâmico: Segundo engenheiros e arquitetos, o bloco cerâmico gera uma economia de 30% no custo final da construção. Isto porque, demanda menos tempo de assentamento (por ser grande), acelerando a construção das paredes. Por outro lado, as construções feitas com blocos cerâmicos estruturais não podem ser reformadas.

Bloco de Concreto: Se comparado ao tijolo comum ou ao de solo-cimento, o bloco de concreto rende mais, é o mais resistente e o desperdício causado pelas quebras é muito inferior ao tijolo baiano. Além disso, é preciso menos argamassa de assentamento e camadas mais finas de reboco. Mas, entre todas as opções, é o que oferece menor conforto térmico.

Calcule o preço final do metro quadrado: Esta é uma dica importante. O custo do metro quadrado de alvenaria acabada deve orientar a escolha: mil blocos custam mais do que mil tijolos comuns, mas, em compensação, eles rendem mais.

Post anterior

Mariana

Próximo post

Arthur