Home»Em Destaque»Sanduíche Cubano

Sanduíche Cubano

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

Por: Camila Maria

Esta receita de sanduíche cubano é o modo mais tradicional de prepará-lo desde 1500. Com a liquidação dos fabricantes de charutos cubanos no Key West Florida em 1800, a indústria de charuto cubano cresceu aos trancos e barrancos.
O sanduíche cubano era popular entre os trabalhadores migrantes e, em algum lugar ao longo da linha do salame italiano Genoa, foi adicionado aos sanduíches, especialmente aqueles feitos na área de Tampa. Com isso, muitos pequenos cafés e padarias abriram na cidade de Ybor, em Key West e Cuba, servindo os sanduíches tradicionais cubanos. Logo, estas delícias logo se tornaram a refeição favorita a ser servida nos menus de cafeterias e restaurantes de Miami. 
Como toda receita que já existe há um bom tempo, o sanduíche cubano sofreu e sofre modificações até hoje. Isso varia de acordo com o país e a preferência de quem o faz. O sanduíche clássico é feito com pernil, queijo, presunto, mostarda e picles, porém há quem o faça com salame também ou com maionese ao invés da mostarda, entre outros ingredientes.

INGREDIENTES:

10 unidades de pão tipo ciabatta de 20 cm (ou baguete mesmo se preferir)
500g de presunto fatiado
500g de queijo suíço fatiado
5 unidades de pepinos em conserva em fatias bem finas
100g de mostarda
100g de manteiga
2l de molho cubano (1 l de suco de laranja, 500 ml de suco de limão-siciliano, 500 ml de suco de limão, 10 cebolas médias, 1 cabeça de alho, coentro ou salsinha à gosto)
2kg de pernil
5 cebolas médias fatiadas
100g de salame italiano (eu não costumo colocar, pois acho demais)

MODO DE PREPARO:

Deixe o pernil marinar no molho por 24 horas na geladeira.
No forno a 160ºC, asse por 4 horas o pernil em assadeira sobre uma camada cebolas fatiadas (assim a base do pernil não queimará), coberto com papel alumínio. Deixe esfriar e fatie.
Passe mostarda no pão e monte o sanduíche: 2 fatias de presunto na base do pão, pernil à gosto, uma ou duas camadas de queijo, três fatias de pepino e feche o sanduíche. Quem gosta de cebola, adicione as que foram assadas no lanche. Passe manteiga por fora do pão e prense na sanduicheira ou frigideira.

Camila Maria é formada em gastronomia, atua como chefe de cozinha e é sócia-proprietária da Estação Chopp, em Mogi Guaçu.

Post anterior

Louise

Próximo post

MBL pede prisão de Lula em manifestação na 3ª feira