Home»Cidade»Sábado é “Dia D Regional Contra a Dengue”

Sábado é “Dia D Regional Contra a Dengue”

Ação será desenvolvida nas divisas entre os municípios envolvidos: Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Estiva Gerbi e Itapira

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

A primeira ação do Plano Regional de Prevenção e Combate à Dengue acontece sábado (29) e foi denominada “Dia D Regional Contra a Dengue”. O trabalho será realizado nas divisas dos quatro municípios envolvidos: Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Itapira e Estiva Gerbi. O plano de trabalho começou a ser discutido mês passado, em encontro realizado na Estação Educação em Mogi Mirim, e conta com apoio da DRS XIV (Diretoria Regional de Saúde) de São João da Boa Vista.

Foi decidido que os agentes de saúde se concentrarão nas divisas entre as cidades, visitando as casas em busca de criadouros e orientando os moradores sobre os cuidados a serem tomados. Serão distribuídos folhetos elaborados pela comissão regional com esclarecimentos e instruções de prevenção à dengue e a outras duas doenças também transmitidas pelo Aedes aegypti: chikungunya e zica vírus.

Em Mogi Guaçu, a operação será realizada em três bairros que fazem divisa com Mogi Mirim: o Parque do Estado I, o Jardim Guaçu Mirim II e o Parque Duas Nascentes.Em outra frente de trabalho, as equipes da SSM (Secretaria de Serviços Municipais) realizará a limpeza da Estrada Vicinal “Antonio Joaquim de Moura Andrade”, desde o trevo de acesso ao bairro rural da Roseira, até a divisa com Itapira.

 ESTUDANTES

O encontro regional mais recente foi realizado dia 14, também na Estação Educação, em Mogi Mirim. Entre as estratégias definidas está uma ação que envolve a participação de estudantes. Denominados “agentes mirins”, os estudantes

A orientação é para que os moradores não descuidem
A orientação é para que os moradores não descuidem

acompanhados dos professores farão vistoria no entorno de suas escolas para eliminar possíveis criadouros.

A secretária municipal de Educação, Célia Maria Mamede, explicou que mesmo antes desta decisão, a rede municipal de ensino já desenvolvia projeto de prevenção em relação à dengue. “Vamos envolver Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental), Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil) e creches”, disse, salientando que as ações começarão dia 31.

Desta forma, cada uma destas unidades irá elaborar projeto, encaminhar à Pasta que, por sua vez, levará ao conhecimento da Secretaria Municipal de Cultura. “Vamos intensificar os trabalhos no sentido de conscientizar, deixando apenas de realizar ações internas, mas passando a olhar ao entorno da escola”, argumenta, salientando que todas as secretarias têm de colaborar a Saúde.

Post anterior

Motorista disse que não viu veículo por causa de chuva

Próximo post

Reinventar a Política II: Ao ex-prefeito Carlos Nelson Bueno