Home»Em Destaque»Que tal um Xis agora?

Que tal um Xis agora?

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

Camila Maria*

O Xis é o legítimo sanduíche rio grandense. Bem maior do que o hambúrguer norte-americano, é um lanche no pão prensado, fica achatado e com espaço de sobra para o seu recheio preferido: picanha assada, hambúrguer, carne desfiada, carne de panela, strogonoff, filé à parmegiana, coração de galinha e até mesmo vegetariano. Pode ser encontrado em outros estados, com nomes como X-Gaúcho ou X-Tchê.
Para uma refeição um pouco mais saudável tem o X-peixe ou o X-camarão. Quer sobremesa? Tem o X-Califórnia: lombo, pêssego, abacaxi e figo.
O hambúrguer chegou ao Brasil em 1952 no Rio de Janeiro com o Bob’s. O pão com carne, de preparo rápido, caiu na graça dos clientes. Com o tempo, o queijo (cheese, em inglês) entrou no lanche, mudando o nome para cheeseburger. E, assim, do cheese para o xis. 
Gaúcho não se contenta com o tamanho normal das coisas. Surgiram o mega-X, o super-X e, o maior de todos: o X-entrevero, que leva todo o tipo de carnes. E, claro, há quem não dispense uma porção de fritas.
Faça um típico Xis agora, sem precisar ir até o Rio Grande do Sul!

INGREDIENTES:
1 pão de hambúrguer com diâmetro médio de 20 centímetros
Ervilha e milho a gosto
2 folhas de alface
1 tomate cortado em cubinhos
1 ovo
2 fatias de queijo prato
400g de carne moída
Maionese à gosto
1 cebola picada
1 dente de alho picado
Sal e pimenta do reino à gosto
Azeite à gosto

MODO DE PREPARO:
Em uma tigela, tempere a carne com o alho, a cebola, o sal e a pimenta. Misture bem. Modele no formato de um hambúrguer. Leve-o para grelhar em uma chapa ou frigideira. Acrescente as fatias de queijo por cima para derreter e deixe no ponto que preferir.
Enquanto isso, corte o pão de hambúrguer ao meio, para formar duas fatias e doure levemente.
Frite o ovo normalmente. No xis, o ovo é bem passado e a gema não é mole. Mas é claro que, se preferir, deixe a gema mole.
Montagem: passe bastante maionese nas duas fatias de pão. Disponha a carne com o queijo. Acrescente o ovo, o milho, a ervilha, os tomates picados e o alface. Finalize na chapa dourando e prensando bem o pão.
Sirva com batata frita e muita maionese.

*Camila Maria é formada em gastronomia, atua como chefe de cozinha e é ex-sócia-proprietária da Estação Chopp, em Mogi Guaçu.

Post anterior

Arthur

Próximo post

Micheli e Luértes