Home»Cidade»Quando é a hora de levar a criança ao dentista?

Quando é a hora de levar a criança ao dentista?

0
Shares
Pinterest WhatsApp

Da Redação

Que os cuidados com a saúde geral da criança iniciam-se muito antes do nascimento não é novidade para ninguém, porém o que vale salientar é a importância de adotar medidas de higiene bucal antes dos primeiros dentes decíduos (de leite) nascerem.

A boa higiene bucal começa tão logo quanto a infância. Se você estiver amamentando ou utilizando mamadeira para alimentar seu filho, você deverá incorporar algum tipo de regime de higiene dental, o mais rapidamente possível. Antes que os dentes nasçam, limpe a gengiva com gaze ou um lenço umedecido macio. Assim que os dentes começarem a nascer, mantenha-os limpos. Utilizar as ferramentas adequadas é essencial para a rotina diária. Por exemplo, é importante adquirir uma escova de dente específica para crianças com a cabeça menor para a boquinha deles.

 

Dentição

Entre 3 e 9 meses, os dentes de seu bebê começaram a surgir. A dentição pode tornar sua criança irritável ou agitada e pode causar inquietação, salivação ou perda de apetite.

Chupetas – A sucção é uma parte normal do desenvolvimento que conforta as crianças dentro de seus primeiros anos de vida. Na verdade, a sucção frequentemente traz conforto mesmo após a criança não precisar mais obter alimento do seio ou mamadeira.

Cárie de mamadeira – Isso ocorre quando ácido é formado por meio de bactérias nos dentes, de açúcares em alimentos e bebidas, danificando o esmalte do dente. Isso causa desmineralização e, eventualmente, pode levar a cárie.

odontopediatria (4)Mesmo diante dessas problemáticas ainda é distante a relação criança-consultório odontológico, muito por conta da questão de medo. Além disso, em muitas vezes, os próprios pais temem em expor seus filhos a dor e/ou qualquer outro tipo de sensação negativa na cadeira do dentista. Pesquisas mostram que o medo de dentista geralmente é consequência de uma má experiência com um profissional da área quando criança.

Baseado nisso, o cirurgião-dentista Lucas Henrique Bento e sua equipe desenvolveram uma forma de interação com a visita ao dentista desde a chegada até a saída. As crianças são recepcionadas por personagens treinados para a missão de condicioná-las antes, durante e depois do atendimento.

Esta ação, além do papel de prevenir doenças atuais, é de suma importância para evitar que os pequenos se tornem adultos que evitam procurar tratamento odontológico por medo.

Para maiores informações, entre em contato: 35699208.

Previous post

Copa Mandi de Futsal define campeões pelo Sub-13 e Sub 15

Next post

CULTURA, 22 de junho de 2019