Home»Caderno Multi»Primavera: E chegou a estação das flores!

Primavera: E chegou a estação das flores!

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

Musa de versos e prosas pelos compositores e poetas, a primavera é sempre lembrada como um novo tempo, época de renovação e de transformação. E, claro, não é por acaso. É isto mesmo que a nova estação, iniciada nesta sexta-feira (22), pontualmente às 17h02, traz. A florada de muitas árvores, a brotação das plantas e o desabrochar das flores. É tempo de cuidar dos jardins.

Mas, e o clima? Como fica? A primavera é o período de transição, afinal, está entre o inverno e o verão. E tem toda a licença poética para a amplitude térmica: manhãs frias e tardes quentes, chuvas ao final do dia ou até mesmo a queda das temperaturas. Afinal, é primavera!

CLIMA

Primavera é período de transição

A Primavera rege a transição entre o inverno e o verão, as estações que antecedem e sucedem a nova estação. Pode ser marcada por amplitude térmica, ou seja, dias mais frios pela manhã e mais quentes à tarde, ocorrência de chuvas ao fim da tarde ou até mesmo a chegada de frente fria.

Junho foi o mês mais quente
Junho foi o mês mais quente

A pesquisadora do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas á Agricultura), Priscila Coltri, relata também que com a entrada da nova estação tende a ter certa mudança no regime de chuvas. “Em meados do mês de outubro temos o período que chamamos de entrada das águas, é quando as chuvas se tornam mais frequentes, principalmente nos fins de tarde”, pontua.

A pesquisadora ressalta que a Primavera é uma época de transição, portanto, pode ser pontuada por dias mais secos e até a chegada de frentes frias. Também pode ser observado, por exemplo, as chuvas no fim da tarde.

“As temperaturas tendem a aumentar, sendo que as médias observadas nos anos anteriores para os meses de setembro, outubro e novembro ficaram entre 22C e 23C. Nos meses anteriores, julho e agosto, as médias ficaram em 18C e 19C”, detalha Priscila.

Mas para quem espera chuva, a pesquisadora comentou que pelos modelos numéricos observados na última quarta-feira (20) não havia chance de chuvas para os próximos cinco dias, ou seja, até este domingo (24). Neste período, a umidade segue baixa e com temperaturas máximas de 32C/33C e mínimas de 17C.

NOVA ESTAÇÃO

Tempo de plantar e cuidar

A Primavera está associada às flores. E não poderia ser diferente. É um período em que começa a reprodução vegetativa. É o tempo de brotação e de colheita das sementes e, consequentemente de um espetáculo de cores. E para quem ainda não tem uma planta ou árvore para cuidar, pode começar plantando uma árvore na calçada. A prática ajuda na arborização e tem reflexos diretos no clima. Não é à toa que um bairro arborizado é mais agradável.

Vera
Vera

A Saama (Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente) não só incentiva o plantio como fornece gratuitamente as mudas de árvores. Isto considerando ainda a localização da casa, ou seja, se fica no lado da rua pelo qual passa a fiação ou no lado oposto, e ainda a largura da calçada. As mudas são doadas considerando o desenvolvimento das espécies, ou seja, de forma que haja harmonia.

A engenheira agrônoma da Saama, Vera Cristina Ramalho Padovani, explica que para as calçadas em área de fiação, são doadas os resedás, flamboyants ou ipês de jardim, por exemplo. Para a área sem fiação, há o oiti e o resedá robusto, entre outros. “Nos também cobramos o plantio daqueles que têm o corte de árvore autorizado”, disse pontuando que a Saama tem mais de 60 variedades de árvores nativas.

Na Primavera, as árvores de folhas caducas, aquelas que perdem as folhas no outono, começam a produzir folhas e flores. Um exemplo desta espécie é o ipê, cujo espetáculo até antecede a estação das flores, encerrando o ciclo, neste mês, com o ipê-rosa, após a florada do ipê-roxo, ipê-amarelo e ipê-branco. Mas o atraso na florada também ocorre e a alguns que ainda não floriram na Praça Antônio Giovani Lanzi, na Capela.

A floração dos ipês tem características interessantes como os períodos de floradas distintas, conforme a cor. Maio é o mês do roxo, julho dos amarelos, agosto do branco e setembro do rosa.  

primavera

Post anterior

Vice-prefeito confirma abertura da licitação

Próximo post

Atingidas por incêndio, árvores começam a cair