Home»Cidade»Postos: Governo quer ampliar o horário de funcionamento

Postos: Governo quer ampliar o horário de funcionamento

0
Shares
Pinterest WhatsApp

As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) que ampliarem horário de atendimento receberão mais recursos do Governo Federal. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, durante a Marcha dos Prefeitos, em Brasília (DF). O ato aconteceu na primeira semana deste mês.

A medida prevê que a população tenha acesso aos serviços básicos, como consultas médicas e odontológicas, coleta de exames laboratoriais, testes de rastreamento para ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), recém-nascidos e gestantes, aplicação de vacinas, consultas pré-natal, entre outros procedimentos, durante os três turnos.

O objetivo é ampliar acesso aos serviços da Atenção Primária e desafogar o fluxo das UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) e emergências de hospitais. Unidades que aderirem à proposta deverão funcionar 60 horas ou 75 horas semanais, sem intervalo de almoço e, opcionalmente, aos sábados ou domingos.

Questionada sobre a proposta, a secretária municipal de Saúde, Clara Alice Franco de Almeida Carvalho, disse que a ampliação de horário é interessante à comunidade, pois o fechamento dos postos de saúde às 16h30/17 horas, de fato, é inviável para muitos trabalhadores. Todavia, destaca que esta ampliação está atrelada à existência de recursos, ou seja, liberação por parte do Governo Federal, desde que a medida não privilegie uma ou outra UBS. “Teria que abrir todas”, pontua.

Clara lembra que, em 1979, quando da implantação dos postos de saúde em Mogi Guaçu, as unidades funcionavam até às 21 horas. Todavia, o horário foi encurtado nos anos 90. Portanto, a secretária revela ser preciso aguardar mais detalhes do Governo Federal sobre o assunto.

Previous post

Imperial: Moradores estão há dois meses sem respostas

Next post

Ajudar paciente com câncer é meta de associação