Home»Destaque na Home»Patrulhamento preventivo e comunitário entra em operação

Patrulhamento preventivo e comunitário entra em operação

Com o aumento do efetivo nas ruas, o comando da GCM espera reforçar principalmente o patrulhamento nos bairros

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

Em menos de um mês após assumir o comando da Guarda Civil Municipal (GCM), Claudemir Adorno já definiu as mudanças no patrulhamento da cidade. A partir do dia 1º de outubro haverá mais quatro guardas por equipe atuando no patrulhamento preventivo dos bairros.

Adorno explicou que conseguiu mais homens para o reforço da segurança na cidade com remanejamento do efetivo e de viaturas. Atualmente, são 10 veículos alugados e cinco viaturas próprias. Foi necessário tirar alguns guardas de prédios públicos e trazê-los para as viaturas. Esses locais serão cobertos pela ronda feita com viaturas daquele bairro/ região.

O canil que agora tem nova viatura, uma blazer, passa a fazer também o patrulhamento preventivo nos bairros, com foco nas praças. Os guardas com os cães continuarão também no trabalho ostensivo nos Centros Esportivos onde há denúncia de uso de entorpecentes.

Em novembro, entra em operação 24 horas a Base Comunitária da Zona Sul. Para isso, foram remanejados seis guardas para trabalhar no local com a supervisão de um inspetor. O inspetor será o comandante da Base e das viaturas que patrulham a Zona Sul. A equipe que atuará na Zona Sul será fixa e o ponto de parada será ali. Não sendo mais necessária a viatura deslocar-se para a sede, no Centenário. Isso evita deslocamentos e economia de tempo e recursos. Populares também podem se dirigir à base e fazer qualquer comunicação ou solicitação que envolva a segurança pública.

Base Guarda Municipal Zona Sul

A população da Zona Sul pode acionar as viaturas pelo telefone 153 na Cecom (Central de Comunicação da Guarda).

O pedido de mais guardas na rua e do patrulhamento comunitário foi feito pelo prefeito Walter Caveanha (PTB) em julho, quando ele entregou duas novas viaturas ao comando da corporação. E, no final do mês passado, quando Adorno reassumiu o comando da GCM. Além da Base da Zona Sul, as bases na Região dos Ypês e Martinho Prado também funcionam. Não há data para colocar em funcionamento a Base do Jardim Fantinato.

A Base da Zona Sul também será compartilhada por uma equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) conforme anunciado nessa segunda-feira (28) com a chegada de duas novas ambulâncias.

Post anterior

Condomínios terão duas linhas de ônibus

Próximo post

Comerciante fornecia tubetes para traficantes