Home»Destaque na Home»Partidos políticos mudam nome e optam por palavras de ordem

Partidos políticos mudam nome e optam por palavras de ordem

0
Shares
Pinterest WhatsApp

Os partidos políticos estão começando a trocar suas marcas. Desde os mais tradicionais até os considerados nanicos estão se rendendo ao que chamam de nova política. De imediato, cinco siglas já mudaram seus nomes: o PRP foi incorporado ao patriota.

O PR, que em Mogi Guaçu tem o como filiado o vice-prefeito Daniel Rossi, está incorporado ao PL e o PPL incorporou-se ao PCdoB.

A Justiça Eleitoral também já autorizou o PPS a mudar o nome para “Cidadania” e o PRB para “Republicanos”.

Em Mogi Guaçu, o presidente do PRB, o ex-vereador Alexandro de Araújo, o Alex Tailândia, comentou a mudança do nome do partido. “Eu acredito que estas mudanças estão acontecendo por dois motivos. Primeiro, porque a classe política esta enfrentando um desgaste nesses últimos anos. Depois, porque com essa mudança de nome, eles vão tentar trazer uma renovação no sentido de atrair as pessoas que estão buscando saber mais sobre política da nossa cidade, do Estado e do país”.

Ex-vereador Alex Tailândia
Ex-vereador Alex Tailândia

Para ele, o eleitor será o principal termômetro que irá avaliar se a mudança nos nomes dos partidos foi boa ou não. “Com o novo nome eu acredito que o resultado será relativo. Algumas pessoas vão se identificar, outras, não. Tudo vai depender do entendimento que a pessoa vai ter diante dessas mudanças de nomes”, comentou Alex.

O presidente do PR de Mogi Guaçu, Adriano Luciano Rodrigues, disse que a mudança de nome do PR leva o partido de volta às origens. “Na verdade, o PR era uma fusão entre o PRONA e o PL que ocorreu em 2006 e, agora, com essas convenções que discutiram novamente as mudanças nas nomenclaturas, o PR decidiu voltar a ser o Partido Liberal – PL”, disse Adriano.

Para ele, o eleitor não se atenta tanto ao nome do partido, mas sim ao candidato em quem pretende votar. “Eu acredito nisso. A maioria dos eleitores vota mais no candidato do que no partido. Principalmente, nas eleições municipais. O eleitor tem uma aproximação maior com o candidato e, por isso, ele analisa melhor toda a trajetória do político”, observou.

No caso do PPS, a sigla foi rebatizada recentemente como “Cidadania” tirando o “Socialista” do nome para receber os grupos de renovação política.

O MDB e o PSDB também já estudam a mudança em seus nomes seguindo esta mesma linha.

O MDB cogita chamar-se apenas “Movimento” e o PSDB está pesquisando um melhor nome para se reposicionar politicamente.

No TSE (Tribunal Superior Eleitoral), 20 partidos em formação e inscritos já optaram por nomes que remetem a palavra de ordem, como Iguais, Força Brasil, Raiz, Arena e Unidade Popular.

 

 

 

 

 

Previous post

Sicredi inaugura sua mais nova agência em Estiva Gerbi

Next post

Não há previsão de abertura de concurso ou processo seletivo para a FEG