Home»Cidade»Paróquia de Nossa Senhora das Graças inicia preparativos

Paróquia de Nossa Senhora das Graças inicia preparativos

O trabalho foi iniciado na última quinta-feira pelos fiéis da Paróquia de Nossa Senhora das Graças

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

Aproximadamente 150 quilos de pó de serra serão tingidos por voluntários da Paróquia de Nossa Senhora das Graças para compor o tradicional tapete que adorna as ruas na procissão do Corpus Christi. O trabalho começou na última quinta-feira (13). Afinal, a serragem é a base do adorno que recebe ainda as tampinhas encapadas com papel laminado, borra de café e outros enfeites que formam símbolos religiosos.

Na equipe de tingimento da serragem trabalharam Antônio Bento Custódio, Aparecido José de Oliveira, José Conceição, o Zicão, Benedito Correia e José Alves de Oliveira Filho. Cada um contribui da forma que pode. Uns transportam a serragem até a área do salão paroquial, outros preparam a tinta e alguns tingem. Assim, aos poucos, o procedimento vai sendo concluído e a serragem ensacada nas cores verde, marrom, vermelha, cinza, preta e amarela.

Com 83 anos, José Alves de Oliveira Filho conta que em sua família todos sempre tiveram por hábito contribuir com os trabalhos da igreja. Assim, para ele, auxiliar no tapete é mais uma tarefa das muitas que gosta de desempenhar. “Meu pai e minha mãe ajudavam na igreja, meu filho também ajuda e assim a gente segue”, comenta, observando que depois da aposentadoria tem mais tempo livre.

preparacao corpuschistti tapeteOs demais trabalham com o mesmo entusiasmo. E contam de outras festas que estão para ser realizadas pela paróquia. No caso Corpus Christi, relatam que o tapete é extenso e começa a ser confeccionado logo pela manhã do dia 20, pois a missa acontece às 15 horas. Sobre o tapete passam o padre com a imagem do Santíssimo, enquanto os fiéis seguem em procissão pelas laterais.

Em Mogi Guaçu, além da Paróquia de Nossa Senhora das Graças, outras paróquias cultivam o hábito de confecção do tapete, sendo que alguns optam por utilizar roupas para doação, por exemplo. O Corpus Christi é celebrado anualmente 60 dias depois da Páscoa, sempre na quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade. Trata-se de uma expressão em latim que significa “Corpo de Cristo”. O evento é considerado uma das festas mais importantes para a Igreja Católica, pois celebra o mistério da eucaristia, ou seja, o sacramento do sangue e corpo de Jesus Cristo.

Post anterior

Jovem morre após ser atingido na cabeça por tiro acidental

Próximo post

Dengue: Cidade tem mais de 2 mil casos