Home»Cidade»ONG pede redução de captação em período de estiagem

ONG pede redução de captação em período de estiagem

2
Compartilhamentos
Pinterest Google+

A ONG “Sentinelas do Rio Mogi Guaçu” recorrerá à ANA (Agência Nacional de Águas) para pedir a redução de captação de água destinada à irrigação no Rio Mogi Guaçu no período de estiagem. A questão veio à tona após postagem de imagem em redes sociais que mostra um conjunto de tubulações às margens do rio.

De acordo com o voluntário do “Sentinelas do Rio Mogi Guaçu” Cleófas Viana, o caso foi levado ao DAAE (Departamento de Águas e Energia Elétrica). “Fomos comunicados de que existe e outorga das duas captações observadas. E, como se trata de rio federal porque corta dois estados, São Paulo e Minas Gerais, o assunto precisa ser remetido à ANA”, justificou.

Como há outorga, que é a permissão para a captação, Cleófas revela que o procedimento não pode ser considerado ilegal. Todavia, entende que é preciso haver algum tipo de restrição neste período de estiagem quando o volume de água no Rio Mogi Guaçu está baixo. “Já são meses sem chuva significativa. Tem ponto do rio em que o nível da água está em 10 centímetros”, disse, explicando que é esta medida restritiva que será solicitada à ANA.

Post anterior

GAZETA GUAÇUANA, 16 de setembro de 2017

Próximo post

LEC sai na frente vencendo de goleada na 3ª Divisão