Home»Cidade»Obras garantem abastecimento por 25 anos

Obras garantem abastecimento por 25 anos

Samae constrói ETA III e investe também na reforma e ampliação das unidades I e II, localizadas no Jardim Bela Vista

0
Shares
Pinterest WhatsApp

O Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) está com três obras em andamento referentes ao tratamento de água. Trata-se da construção da ETA III (Estação de Tratamento de Esgoto), além da reforma e ampliação das ETAs I e II. Todas localizadas na região do Jardim Bela Vista. Parte do trabalho havia sido iniciada, mas houve rescisão do contrato porque a empresa não cumpriu com o cronograma.

A construção da ETA III custará R$ 5,1 milhões e será paga com recursos próprios da autarquia. A Arion Engenharia foi vencedora do processo de licitação. Juntas, as três ETAS garantirão o abastecimento do município por 25 anos, visando ainda até mesmo vinda de novas indústrias, segundo pontua o superintendente do Samae, Elias Fernandes de Carvalho.

Elias
Elias

A reforma e ampliação das ETA I e II inclui a implantação do sistema de remoção e desidratação de lodo. “Estamos modernizando. Hoje, na lavagem de filtros e dos decantadores, o lodo é lançado no rio. Isto não vai acontecer mais. Estamos construindo caixa de recuperação de água de lavagem de filtros e decantadores. Vai decantar essa água e devolver para o tratamento. O lodo será secado e transportado para local adequado e não lançado no rio”, detalha o superintendente.

Quanto à ETA III, Elias explica que trata-se de obra que vai atender esse crescimento acelerado decorrente dos novos loteamentos e, consequentemente, do aumento da população. Mas, ele atenta que é preciso focar também no desenvolvimento industrial. “É uma obra que está prevendo também futuras indústrias que virão e poderão consumir muita água”, pontua. O superintendente reforça que obras nas ETAs vêm trazer tranquilidade para mais 20, 25 anos de abastecimento.

A ETA III terá capacidade para tratar até 200 litros de água por segundo. Atualmente, as ETA I e II tratam e fornecem 2.300 metros³ por hora.

Obras Eta Bela Vista

 

 

Previous post

Moisés Coutinho conquista segundo lugar em HQ

Next post

Tome Nota da edição de sábado, dia 6