Home»Em Destaque»O uso de suplementos alimentares

O uso de suplementos alimentares

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

Por: Alessandra Pansani Guerra Molina e Eloísa Simões Silva*

 

O consumo de suplementos alimentares vem crescendo muito no Brasil nesses últimos anos. Eles estão na forma de comprimidos, cápsulas, pós ou líquidos. Mas é preciso saber como e quando usá-los.
Por isso é sempre importante procurar ajuda de um profissional para melhor orientá-los, pois em muitos casos a suplementação não é necessária e tomada indevidamente pode ser prejudicial.
De forma geral, a necessidade de nutrientes dos atletas difere em quantidade quando comparada aos indivíduos sedentários. A suplementação é indicada quando a ingestão de alimentos não consegue alcançar as necessidades individuais e depende da frequência dos treinos e da atividade em questão. Em algumas situações, o suplemento pode ser associado a uma refeição para garantir o aumento de um nutriente específico ou para tornar a dieta mais viável dentro da rotina diária de cada atleta. Na Pharmavida você pode encontrar vários suplementos.

Conheça alguns abaixo:
Ribose: explosão muscular e resistência física. Aumenta as reservas de energia para atividades anaeróbicas intensas, fazendo com que os músculos tenham a energia necessária para explosões de força. Retarda a fadigamuscular.
Glutamina: Recuperação e manutenção física. Ajuda a manter o sistema imunológico fortalecido, e consequentemente na manutenção de uma boa saúde. Ajuda o corpo a se recuperar depois de atividades físicas intensas. Favorece a produção espontânea de GH, o que ajuda a aumentar os níveis do mesmo no corpo. Dessa forma, ela ajuda a manter o físico dos atletas mais jovem por mais tempo.
Aminoácidos: fazem parte deste grupo os aminoácidos, indicados para aumento da massa muscular. Como exemplo temos os BCAAs, nome dado aos aminoácidos da cadeia ramificada, Leucina, Isoleucina e Valina. Os BCAAS são indicados para recuperação muscular e para exercícios de longa duração.
Termogênicos: Suplementos destinados a auxiliar na redução de gordura através da ativação do metabolismo. Dá energia, agilidade, reflexo. Exemplos: cafeína, ginseng, chá verde, gengibre, capsiate, citrus.
Whey Protein: Força, recuperação e energia. Músculos fortes e funcionais são responsáveis por possibilitar a execução de diversas atividades físicas. As habilidades são melhoradas pelo uso de um Whey Protein de qualidade. O Whey Protein cria um ambiente ideal para o desenvolvimento muscular ele ainda evita a perda de tecido muscular (catabolismo) durante a atividade física.
Hipercalóricos: Massa muscular, estrutura física, energia. São fórmulas perfeitas para o ganho de massa muscular necessária para uma melhor performance física. Os hipercalóricos são particularmente indicados para pessoas que estão em constante atividade física e, por conta disso, tem um metabolismo muito acelerado, o que faz com que tenham dificuldade em ganhar músculos.
Creatina: Aumento da capacidade anaeróbia, rápida recuperação muscular, evita perda de massa, melhora funcionamento cerebral, fortalece os ossos, melhora força e potência.
Colágeno: Importante para a proteção das articulações. Melhora firmeza e sustentação da pele.

 

* Alessandra Pansani Guerra Molina – Farmacêutica com especialização em Farmácia Magistral, Cosméticos e Florais de Bach, sócia- proprietária da Pharmavida Farmácia de Manipulação em Mogi Guaçu e Estiva Gerbi

* Eloísa Simões Silva – Farmacêutica com especialização em Farmácia Magistral, homeopatia e Florais de Bach, sócia- proprietária da Pharmavida Farmácia de Manipulação em Mogi Guaçu e Estiva Gerbi

Foto: Divulgação

Post anterior

22 anos de carreira

Próximo post

Resgate - A Festa!