Home»Caderno C»Nelson Patelli Filho lança segundo livro

Nelson Patelli Filho lança segundo livro

0
Shares
Pinterest WhatsApp

“A Escravidão e o Abolicionismo Regional” é o título do segundo livro de autoria do historiador Nelson Patelli Filho. O tema abordado faz referência a Mogi Mirim, Mogi Guaçu e Itapira nos séculos 18 e 19. A edição é comemorativa aos 130 anos da abolição no Brasil.

O autor garante que 90% do conteúdo são inéditos, sendo fruto de muitos anos de pesquisa. “Foram oito anos de pesquisa em várias cidades e fontes”, adianta Patelli frisando que história se faz mediante documentação. Ou seja, tudo o que escreveu é comprovado por documentos históricos.  

O historiador adianta que o interesse em escrever sobre a escravidão e o abolicionismo deriva da pesquisa do primeiro livro, o qual abordou a história de Mogi Mirim. Isto porque, durante as inúmeras pesquisas, ele encontrou muitos dados sobre os temas, inclusive fatos inéditos.

Uma destas curiosidades, segundo o escritor-historiador, trata-se do fato de Mogi Mirim e Mogi Guaçu terem decretado a abolição 70 dias antes da Lei Áurea. “A abolição no Brasil aconteceu em 13 de maio de 1888 e, em Mogi Mirim e Mogi Guaçu no dia quatro de março deste mesmo ano”, detalha. Nas 280 páginas do livro, há várias gravuras e histórias que prometem prender a atenção do leitor, por exemplo, a existência de quilombo entre as duas Mogis e do assassinato de um delegado abolicionista.

nelson patelli lancamento livroO exemplar custa R$ 45 e pode ser adquirido na Livraria Abecedarium e nas principais bancas de revistas e jornais de Mogi Guaçu.

Previous post

Viadutos: DNIT marca para o dia 15 assinatura de contrato

Next post

Força Tática da PM localiza traficante após denúncia