Home»Cidade»Município adere ao Novo Currículo Paulista para a Educação

Município adere ao Novo Currículo Paulista para a Educação

0
Shares
Pinterest WhatsApp

Mogi Guaçu aderiu ao novo currículo do Governo do Estado de São Paulo para as escolas públicas, denominado Currículo Paulista, homologado no início deste mês. A nova plataforma foi elaborada pela Secretaria de Estado da Educação e a UNDIME (União dos Dirigentes Municipais de Educação) em consonância com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular). A proposta, aprovada por unanimidade pelo Conselho Estadual de Educação.

O supervisor da Secretaria Municipal de Educação, Paulo Paliari, detalhou que o currículo paulista foi construído em regime de colaboração, sendo feito em diálogo permanente com os municípios. “Mogi Guaçu, como é sistema próprio de ensino, é interessante aderir porque a concepção do currículo estadual está em consonância com a rede municipal de ensino ao colocar o aluno como protagonista de sua aprendizagem”, explica.

paulo paliari secretaria educacao

Esta adesão permite ao Município acesso aos materiais de orientação para professores e pedagógico para alunos, formação para os professores pela Diretoria de Ensino e a adesão ao Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). Há anos o Município não participava desta avaliação porque era cobrada taxa de adesão por aluno. Agora, a adesão deve ser gratuita.

Paliari destaca que outro ponto importante é que a rede municipal de ensino é compartilhada com o Estado. “O Município mantem a educação infantil e dividimos o fundamental do 6º ao 9º anos, sendo o ensino médio todo do Estado. E a maior parte destes alunos vai para uma rede estadual. É interessante trabalhar o currículo da mesma forma porque vai chegar com competências parecidas para cursar o ensino médio”, argumenta.

 

MATERIAL

Os estudos para composição do Currículo Paulista resultaram em seis volumes formatados a partir do trabalho dos redatores que alinharam a BNCC, os currículos dos municípios e do Estado e as contribuições oriundas da consulta pública online e dos seminários regionais presenciais.

O volume 1 trata da Educação Infantil. Os outros cinco volumes abordam o Ensino Fundamental a partir dos seguintes temas e suas tecnologias: Linguagem, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso.

EVENTO

A cerimônia de homologação do Currículo Paulista foi realizada no Palácio dos Bandeirantes, com a participação do governador João Dória, do secretário estadual de Educação, Rossieli Soares, representantes da UNDIME e dirigentes e equipes técnicas de ensino dos municípios.

O prefeito Walter Caveanha (PTB) e a secretaria de Educação Célia Maria Mamede foram representados na solenidade pelas supervisoras da Educação Infantil e Fundamental, Renata Caveanha Bizigatto Dias e Eliana Leme Mamede de Lima.

No encerramento, o governador João Dória anunciou que serão destinados R$ 25 milhões para as ações do Currículo Paulista.

Previous post

Estabelecimentos comerciais são assaltados na cidade

Next post

Adolescente envolvida em morte de PM tem internação decretada