Home»Cidade»Mogi Guaçu define diretoria do Comtur

Mogi Guaçu define diretoria do Comtur

A criação e formação deste Conselho eram necessárias para que a cidade continue tentando tornar-se MIT

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

O Conselho Municipal de Turismo está formado em Mogi Guaçu e este foi um dos principais passos para que a cidade possa buscar o reconhecimento do MIT (Município de Interesse Turístico) junto ao Governo do Estado. Na noite desta quinta-feira (28), foi feita a eleição da diretoria do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), que irá apresentar projetos e pleitear recursos estaduais e federais para o município.

O Comtur tem como presidente Luís Cláudio Soares de Oliveira, representante do setor de alimentação. O vice-presidente é Julherme Correa, ligado ao mesmo setor. O secretário municipal de Cultura, Luiz Carlos Ferreira, é o primeiro secretário e Renato Finazzi Porto é o segundo secretário e ele representa o setor agrícola. “A lei exige que esta formação seja feita com a maioria dos integrantes sendo da sociedade civil e os demais do Poder Público. No caso, nesta diretoria eu sou o único representante da Prefeitura”, ressaltou Luz Carlos Ferreira.

reuniao comissao comturEm seguida também ocorreu a eleição do Fumtur (Fundo Municipal de Turismo), que vai gerir os recursos provenientes da arrecadação para o turismo. Neste ano ainda serão realizadas outras seis reuniões para que a documentação de criação do Comtur seja remetida a Governo do Estado, para que Mogi Guaçu seja incluído como Município de Interesse Turístico. “Estamos muito satisfeitos com esse início de projeto. O Conselho está tendo uma boa aceitação e estamos entusiasmados com este trabalho. Nosso próximo passo é discutir desde o Plano Diretor do Turismo, que precisa ser traçado até o inventário de turismo de Mogi Guaçu, que já está praticamente pronto”, comentou Luiz Carlos.

Qualquer cidade pode requerer o título de MIT, desde que tenha aptidão para o setor e atenda algumas exigências previstas na lei, como possuir meios de hospedagem no local ou na região, serviços de alimentação e serviço de informação turística. Também deve ter capacidade de atender a população fixa e flutuante quanto ao abastecimento de água e coleta de resíduos sólidos. Mogi Guaçu atende aos requisitos, uma vez que criou o Conselho Municipal de Turismo por meio de lei aprovada pela Câmara.

Em Mogi Guaçu, o Comtur está atrelado a SET (Secretaria Municipal de Esportes e Turismo) comandado pela secretária Patrícia Guidini, que também acompanhou a formação do Comtur.

Diretoria do (Comtur):

 

Presidente – Luís Claudio Soares de Oliveira

Vice-Presidente – Julherme Correa

1º Secretário – Luiz Carlos Ferreira

2º Secretário – Renato Finazzi Porto

 

Membros do Fumtur :

 

Marlon Casagrande (Representante do Setor de Turismo)

Renato Finazzi Porto (Representante do Setor Agrícola)

Carlos Eduardo Ferrari (Representante da Associação Comercial e Industrial)

Benedito Toso de Arruda (Representante do Sindicato do Comércio Varejista de Mogi Guaçu)

Ana Beatriz Abud de Faria (Representante como suplente da Faculdade Municipal Professor “Franco Montoro”)

Maria de Fátima Almeida Bonfanti (Representante titular da Secretaria Municipal de Agricultura Abastecimento e Meio Ambiente)

Celso Ribeiro de Oliveira (Representante titular da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo)

Cleusa Guedes Giandoso (Representante titular da Secretaria Municipal de Educação)

 

 

Post anterior

Etec “Euro Albino de Souza” prepara feira

Próximo post

Abertura de Quarentão faz homenagem a Cassinho