Home»Em Destaque»Lihapiirakka

Lihapiirakka

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

Por: Camila Maria

A Lihapiirakka é uma tortinha de carne deliciosa muita consumida nas ruas da Finlândia, vendida em trailers e até mesmo nos mercados. Ultimamente, estou adorando preparar massas de pão e a massa dessa tortinha é bem parecida com um pão, mas ao invés de assar, vamos fritá-las. Vamos lá?

INGREDIENTES:

Ingredientes:
500 ml de leite morno
2 ovos
35g de açúcar refinado
1 colher (sopa) de sal
900g de farinha de trigo
6 colheres (sopa) de fermento biológico seco
200g de manteiga derretida sem sal
Recheio:
400g de carne magra moída (gosto de usar patinho)  
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
1 cebola pequena picada
1 xícara de arroz
Sal
Pimenta do reino
Óleo vegetal da sua preferência para fritar

MODO DE PREPARO:

Massa: Misture o leite morno com os ovos, o açúcar e o sal até o açúcar dissolver. 
Em outra tigela, misture a farinha de trigo com o fermento. Adicione aos poucos essa aos secos, ao leite e misture com a ajuda de uma espátula ou colher e, quando formar bem a massa, misture com as mãos. Vá sovando até a massa desgrudar as mãos. Talvez não precise de toda a farinha separada para a receita.
Adicione a manteiga derretida já em temperatura ambiente e continue sovando até ser totalmente absorvida. Parece ser muita manteiga, mas aos poucos ela vai entrando na massa. Se ela estiver muito mole e grudenta, pode adicionar mais um pouco de farinha. Sove até ficar bem macia, mais ou menos por 10 a 12 minutos.
Cubra a massa com um guardanapo de pano e deixe crescer até dobrar de volume em um lugar quentinho e sem corrente de ar por aproximadamente 1 hora.
Recheio: Cozinhe o arroz. Refogue a cebola na manteiga, adicione a carne e cozinhe bem, deixando pegar um pouco do fundo para dar mais gostinho. Tire do fogo, misture com o arroz e tempere com sal e pimenta ou os temperos que mais te agradem.
Finalmente, as tortinhas: Em superfície enfarinhada, divida a massa em quatro porções para conseguir abrir mais facilmente. Abra até ficar com 5 mm de espessura. Corte círculos com um vazador de 12 cm. Coloque uma colher de sopa de recheio, passe água nas beiradas e feche bem. Deixe crescer por 30 minutos.
Aqueça o óleo em uma panela funda. Frite cada tortinha até ficar dourada, dos dois lados. Cuidado para a gordura não estar quente demais e seu bolinho ficar cru dentro. Deixe escorrer em papel toalha e estão prontas.
Na Finlândia, eles as cortam ao meio e recheiam com linguiça, mostarda e molho de tomate.

 

Camila Maria é formada em gastronomia, atua como chefe de cozinha e é sócia-proprietária da Estação Chopp, em Mogi Guaçu.

Foto: Divulgação

Post anterior

Rafael

Próximo post

Estação Chopp