Home»Em Destaque»Lamingtons

Lamingtons

0
Shares
Pinterest WhatsApp

Por: Camila Maria

O bolo Lamington é uma especialidade Australiana. A história conta que aos fins do século XIX, início do século XX, o governador de Queensland, Charles Napier-Baillie, Lord Lamington, teve convidados inesperados à hora do chá. O chef de cozinha da casa resolveu improvisar: pegou um pão-de-ló do dia anterior, cortou-o em quadrados de 5 cm, passou-os em chocolate e coco ralado.
O sucesso dos bolinhos foi tão grande que rapidamente atingiram o estatuto de guloseima preferida dos australianos, vindo a tornar-se o doce com que se celebra o dia nacional do país, o “Australia Day”.
Hoje em dia há variações, como cortá-lo ao meio e recheá-lo com geleia de morango ou chantilly e depois mergulhá-lo na calda de chocolate e passá-lo em coco ralado.

INGREDIENTES:

Ingredientes da massa:
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento químico em pó
1/4 colher (chá) de sal
1/2 xícara (chá) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
3/4 de xícara (chá) de açúcar
2 ovos grandes
1 colher de chá essência de baunilha
1/2 xícara (chá) de leite
Ingredientes da calda de chocolate:
4 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro peneirado
1/3 de xícara (chá) de chocolate em pó
3 colheres (sopa) de manteiga sem sal
1/2 xícara (chá) de leite
Para cobrir:
2 xícaras (chá) de coco ralado fino

MODO DE PREPARO:

Bolo: bata a manteiga até deixá-la macia e coloque o açúcar. Continue batendo até obter uma mistura clara e fofa (por cerca de 3 minutos). Adicione os ovos, um por um, batendo bem, e por fim acrescente a essência de baunilha.
Com a farinha, o fermento e o sal já separados, misture os 3 ingredientes em uma tigela, peneirando.
Na velocidade baixa, vá adicionado na batedeira a mistura de farinha e a de leite, colocando um 1/3 de cada por vez.
Asse em forno pré-aquecido à 180ºC, em forma quadrada de 20 cm, por cerca de 30 minutos.
Com o bolo já frio, desenforme-o e corte-o em 16 quadradinhos iguais, cada um com 5 x 5 cm. Embrulhe cada pedaço em filme plástico e leve à geladeira, se possível, deixe de um dia para o outro. Esse passo é necessário para evitar que o bolo se esfarele na hora de passar na calda, deixando-o mais durinho.
Calda: Em banho-maria, coloque o açúcar de confeiteiro, o leite, a manteiga e o chocolate em pó, misturando sempre, até que a calda fique homogênea e brilhante.
Deixe um prato com o coco ralado por perto. Mergulhe cada bolinho na calda e deixe secar em uma grade de confeiteiro ou coloque os bolinhos na grade e regue com a calda. Veja qual prefere. Deixe um prato por baixo da grade para recolher a calda que cair. Se a calda endurecer um pouco e ficar difícil de molhar os bolinhos, volte para o banho-maria e coloque um pouquinho de leite para deixar mais ralo.
Assim que passar os pedaços de bolo na calda, passe também no coco por todos os lados. Conserve os seus lamingtons em um pote hermético por até uma semana, de preferência na geladeira.

*Camila Maria é formada em gastronomia, atua como chefe de cozinha e é sócia-proprietária da Estação Chopp, em Mogi Guaçu.

Foto: Divulgação

Previous post

Cleidiane e Lucas

Next post

Auto Peças Selegato