Home»Destaque na Home»João Pedro é campeão de Mountain Bike Downhill

João Pedro é campeão de Mountain Bike Downhill

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

Em cima de uma bicicleta desde os quatro anos de idade, o guaçuano João Pedro Lanzi Martini, de 21 anos, assegurou o título pela categoria Sub-23 na Descida de Santos pela modalidade Moutain Bike Downhill.

O evento esportivo foi disputado no último final de semana entre os dias 15 e 17 de fevereiro, em Santos, no Morro do Pacheco. O Downhill é uma modalidade que consiste em descer o mais rápido possível um determinado percurso com diversas irregularidades ou obstáculos.

João Pedro começou sua trajetória no Downhill aos oito anos de idade nas escadas da Praça do Bela Vista, em Mogi Guaçu. Em Santos, o guaçuano teve que superar o circuito da Descida das Escadas de Santos com 514 degraus e 600 metros de pista. O desnível do trajeto é de aproximadamente 140 metros, o que equivale a um prédio de 45 andares.

João Pedro participa de competições da modalidade esportiva desde os 13 anos de idade e, em Santos, contou com adversários ingleses, peruanos, alemães e guatemaltecos. “Esta foi minha terceira participação na escadaria de Santos. Na primeira edição, conquistei um quarto colocado e nas duas outras seguidas fui campeão”, destaca o guaçuano.

O cronograma da prova é composto por treino e congresso técnico no primeiro dia, treino e classificatória no segundo, no qual apenas os oito melhores tempos de todas as categorias classificam-se para a prova final no terceiro dia. “Infelizmente não consegui me classificar entre os oito na classificação geral”, aponta João Pedro.

escadarias de santosO atleta guaçuano contou que esta edição da Descida das Escadas de Santos teve um maior grau de dificuldade. “Essa edição da competição foi bastante diferente das outras em que participei devido à chuva que predominou o final de semana inteiro. Foi uma experiência muito diferente competir embaixo de chuva andando no cimento. Geralmente as competições são na terra”.

A chuva, segundo João Pedro, desfavoreceu o seu desempenho na prova. “Particularmente a chuva me desfavoreceu, mesmo a pista sendo igual para todo mundo. Não sou um piloto acostumado a andar no molhado e em condições onde o erro é tão fácil. Mas, felizmente, consegui fazer uma descida consciente sem muitos erros, garantindo o primeiro lugar na categoria, mas infelizmente não consegui classificar entre os oito melhores no geral”, lamentou o atleta guaçuano.

Mesmo assegurando resultados expressivos na modalidade esportiva, João Pedro reclamou da falta de apoio na prática do esporte. “Uma grande dificuldade do esporte é a falta de patrocínios e de reconhecimento. As inscrições das corridas são bem caras, mais o custo da viagem e todo custo é coberto pelo amor ao esporte”, pontuou.

Na categoria Sub-23, o guaçuano teve que competir com aproximadamente 10 concorrentes, mas a prova de Santos contou com 90 participantes no total entre todas as categorias.

João Pedro pretende participar do Campeonato Brasileiro de Downhill no mês de junho. O guaçuano também participa de competições de enduro de motos na categoria Elite.

escadarias de santos

Post anterior

MST luta para conseguir área da Fazenda Campininha

Próximo post

Prefeitura de Mogi Mirim interdita estádio “Vail Chaves”