Home»Destaque na Home»Jéferson defende perícia anual em pontes e viadutos da cidade

Jéferson defende perícia anual em pontes e viadutos da cidade

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

Realizar perícia anual em pontes e viadutos de Mogi Guaçu, que compõem o sistema viário da cidade, é o objetivo do Projeto de Lei do vereador Jéferson Luís (PROS). O documento já está tramitando nas Comissões Permanentes da Câmara Municipal e deverá entrar em votação no plenário logo após o retorno das sessões legislativas, no próximo dia 4 de fevereiro.

De acordo com o Projeto de Lei, se o documento for aprovado, torna-se obrigatória a realização anual de perícia técnica e acompanhamento das condições referentes à construção civil e à engenharia de materiais utilizados em pontes e viadutos de Mogi Guaçu, com a respectiva elaboração e divulgação de laudos técnicos. “É uma prevenção, porque depois, se acontecer um incidente, não adiantará nada lamentarmos não ter feito nenhuma ação preventiva. As pontes de Mogi Guaçu são as únicas travessias que ligam as regiões Norte e Sul da cidade. Portanto, o tráfego é intenso e se faz necessário, sim, essas perícias anuais”, argumentou Jéferson.

Uma das motivações que fizeram o vereador elaborar este Projeto de Lei foi justamente o episódio registrado em São Paulo, em novembro do ano passado. Na ocasião, um viaduto cedeu e causou a interdição do trânsito em trecho da pista expressa da Marginal do Pinheiros, perto do Parque Villa-Lobos e da Ponte do Jaguaré, na Zona Oeste de São Paulo. Pelo menos, cinco carros passavam pela via, mas não houve feridos graves. “Neste fato, graças a Deus, e por um milagre, numa cidade movimentada como é São Paulo, não houve nenhuma vítima. E pelo que foi relatado pelas autoridades de lá são feitas vistorias constantes ao longo do ano e, mesmo assim, houve este susto”, comentou Jéferson.

Jéferson diz que perícias são para prevenção de incidentes
Jéferson diz que perícias são para prevenção de incidentes

Para ele, estas vistorias e perícias precisam acontecer de maneira natural e comum, mas se for preciso a imposição da lei municipal assim será feito, porque é fundamental que as pontes e viadutos de Mogi Guaçu sejam vistoriadas constantemente. “Lembram-se do fato que ocorreu com a ponte vermelha, que mostravam uma rachadura no chão? Foi um episódio isolado e que logo foi reparado, mas não pode ocorrer. É preciso cautela. É uma questão de segurança pública também”, pontuou o vereador.

De acordo com o Projeto de Lei, as perícias anuais podem ser realizadas por meio de acordos e convênios firmados pelo Poder Público com entidades governamentais ou não-governamentais.

O secretário municipal de Obras e Viação, Salvador Franceli, afirmou que as vistorias nas pontes e viadutos de Mogi Guaçu já são feitas regularmente e não há nenhum indício de riscos à segurança de motoristas e pedestres.

 

Post anterior

Mulher é encontrada morta na Favela da Vila Paraíso

Próximo post

Zona Sul: Moradores relatam falta de água