Home»Cidade»Jardim Itacolomy II: Rede rompe e esgoto retorna para interior de residências

Jardim Itacolomy II: Rede rompe e esgoto retorna para interior de residências

0
Shares
Pinterest WhatsApp

A quebra da rede mestra de esgoto à Rua José Manoel, no Jardim Itacolomy II, prejudicou diretamente três casas no início da noite de segunda-feira (9). Isto porque, ao quebrar, os pedaços da manilha obstruíram a saída do esgoto. Com isto, os resíduos começaram a retornar para as residências.

As casas de Maria Auxiliadora e de Daniel Carrasco foram as mais atingidas porque o volume de esgoto era grande e tomou conta de praticamente todos os cômodos. Em uma rede social, uma sobrinha da moradora divulgou um vídeo da situação da casa da tia. No texto, ela comenta que a equipe do Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) já estava na rua José Manoel, em serviço, antes de o problema ser observado.

Segundo Carrasco, há alguns dias, o asfalto afundou, a equipe da autarquia compareceu no local e sinalizou com um cone. Em seguida, retornaram e foi feita a compactação do solo, o que ele acredita que tenha acarretado o rompimento da manilha e o entupimento da tubulação. “Agora, fizeram o conserto, mas não sei se vai durar muito porque emendaram a manilha com um pedaço de tubo PVC”, diz, frisando que ficou observando o serviço. Trabalhando como carpinteiro, ele conta que algumas máquinas molharam e, caso não funcionem, entrará com pedido de indenização.

 

De acordo com o superintendente do Samae, Elias Fernandes de Carvalho, o serviço realizado anteriormente não tem qualquer ligação com o problema ocorrido na noite de segunda-feira (9), conforme apurou com a equipe de manutenção. Ele justifica que a rede de esgoto do bairro é de manilha e ao romper o material bloqueou a saída de esgoto. Com isto, o resíduo retornou. “Ontem (segunda) a equipe ficou lá até uma e meia da manhã e voltou hoje (ontem) para conclui o serviço”, relata.

O superintendente comenta que muitos bairros ainda têm emissários de manilha, sendo que muitos trechos estão sendo substituídos por canos de PEAD corrugado que são mais resistentes. “Nas áreas consideradas secas a manilha resiste, mas naquelas próximas a córregos, por exemplo, isto não acontece”, explica. Por enquanto, não há projeto de troca da tubulação de esgoto do Itacolomy II, mas o serviço será realizado no Jardim Santa Madalena, numa extensão de 1.700 metros.

 

Previous post

Fim de ano: GCM também intensifica policiamento na Capela

Next post

Após alagamento, moradores voltam a cobrar ação da Prefeitura - Veja Vídeo