Home»Caderno Multi»IBGE: Censo é uma das tarefas desempenhadas

IBGE: Censo é uma das tarefas desempenhadas

0
Shares
Pinterest WhatsApp

Ao ouvir a sigla IBGE qual a primeira coisa que lhe vem à cabeça? O Censo, certo? De fato não há nada de errado com esta resposta, equívoco é pensar que esta é a única tarefa desempenhada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. São muitas as atividades realizadas ao longo do ano e que nos permitem conhecer mais detalhadamente vários segmentos e setores. Isto porque, as pesquisas não se restringem aos domicílios, elas chegam também ao comércio e a indústria, por exemplo.

Na microrregião formada por Conchal, Estiva Gerbi, Itapira, Mogi Guaçu, Mogi Mirim e Santo Antônio de Posse o trabalho do IBGE é desempenhado pela Agência Regional de Mogi Mirim. A equipe é composta por os oito servidores, sendo seis agentes de pesquisa e mapeamento e dois técnicos de estatística. É este grupo de profissionais que coleta os dados para as pesquisas.

SERÁ VERDADE?

Agentes enfrentam desconfiança da população

 

Como boa parte das pessoas não sabe que o IBGE desempenha outras pesquisas em domicílio, além do Censo, a primeira reação é de desconfiança. Ou seja, será mesmo que trabalham para o órgão? Em seguida, vem a recusa em responder a pesquisa. “Tem que ser na minha casa?”. Este questionamento habitualmente é feito aos agentes de pesquisa. E o que os moradores não sabem é que o imóvel é previamente selecionado. Não há troca.

Danilo Bossarino explica sobre o trabalho
Danilo Bossarino explica sobre o trabalho

Paciência não falta aos agentes de pesquisa que detalham aos moradores sobre o trabalho, esclarecendo todas as dúvidas que venham a surgir por parte do morador. Depois desta primeira conversa na abordagem, os moradores compreendem qual o papel do IBGE. O primeiro ponto a esclarecer a todos, conforme pontua o coordenador de área de Censo Demográfico, Danilo Bossarino, é que os dados repassados são sigilosos e não serão divulgados, sendo usados única e exclusivamente para o fim de pesquisa. “Estabelecemos uma relação de confiança. No caso da PNAD- C (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) são realizadas cinco entrevistas até completar o ciclo de um ano”, observa.

O que muitos também não sabem é que a seleção dos imóveis é feita por sorteio eletrônico é pelo IBGE, no Rio de Janeiro (RJ). Para isso, as cidades são divididas em setores, sendo selecionados 14 domicílios por setor. Quando acontece de uma família pesquisada morar em casa alugada e acontecer uma mudança, por exemplo, a pesquisa no endereço é encerrada. A equipe não acompanha esta família nem recomeça o trabalho com o novo morador do mesmo endereço. A pesquisa do PNAD – C é mensal.  

A primeira entrevista costuma ser a mais demorada exatamente por conta das explicações sobre o trabalho. Segundo Bossarino, os agentes levam de 20 a 30 minutos nesta primeira abordagem. “Depois o retorno é mais rápido”, pontua ao lembrar ainda que tudo é realizado com o uso de smartphone. Faça chuva ou sol a equipe está na rua. Ah! E ninguém pode se negar a responder às pesquisas do IBGE. Em casos extremos, a equipe usa da Lei nº 5.534 de 14 de novembro de 1968 que dispõe sobre a obrigatoriedade da prestação de informações estatísticas. Através desta mesma lei, o cidadão tem garantido seu direito de sigilo estatístico. E para confirmar se, de fato, quem bate à sua porta é do IBGE basta telefonar para o 0800-7218981.  

SETORES

A agência regional do IBGE, em Mogi Mirim, é responsável por 491 setores. Mogi Guaçu tem 172 setores, Mogi Mirim 120, Itapira 108, Estiva Gerbi 13, Conchal 48 e Santo Antonio de Posse 30. A Penitenciária Feminina, por exemplo, é considerada um setor. O mesmo acontece com o Centro de Ressocialização. O número de setores pode aumentar conforme o crescimento dos municípios. A carga de trabalho é uniforme para cada agente de pesquisa. 

ibge

DADOS GERAIS

PNAD C tem perguntas semelhante às do Censo

 

Dados sobre trabalho (formal ou informal), escolaridade, renda, característica do domicílio, entre outras, são alguns dos questionamentos feitos durante a PNAD C (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua). As perguntas são semelhantes às aplicadas durante o Censo. A tarefa abrange as áreas urbana e rural.

O retorno dos agentes de pesquisa aos domicílios pode ser agendado. Afinal, a pesquisa é realizada no decorrer de um ano, com cinco entrevistas. O trabalho ocorre preferencialmente no horário comercial. Os questionamentos devem ser respondidos por um morador maior de idade, mas não precisa ser o mesmo a cada visita.

Além da PNAD C, que é um trabalho contínuo e com divulgação mensal de dados, o IBGE tem pesquisas bimestrais, trimestrais, semestrais e anuais. Isto inclui trabalhos na Zona Rural, comércio e indústria. Há até mesmo pesquisa que investiga informações sobre quantidade produzida de ovos de galinha; efetivo de galináceos (galinhas, galos, frangas, frangos e pintos); total de galinhas poedeiras e matrizeiras, incluindo frangas em postura; e causas-código que justificam as possíveis oscilações de produção. Tudo isso é que vai abastecer informações gerais que envolvem os ovos de galinha. É a POG (Produção de Ovos de Galinha).

ibgeEm abril, o IBGE inicia as Pesquisas Econômicas. Trabalho que é desempenhada junto às indústrias. No painel da Agência de Mogi Mirim constam 515 empresas dos municípios pesquisados. As empresas selecionadas ajudam a avaliar o desempenho econômico no Brasil. São levantadas informações gerais sobre salários, receitas, lucros e áreas de atuação.

Mas, e o Censo? Bossarino adianta que esta pesquisa acontecerá em todo o Brasil, a partir de agosto de 2020. Mas, ainda neste ano haverá um trabalho experimental, ou seja, um teste que ocorrerá apenas em alguns municípios. Assim como as demais pesquisas do IBGE, os agentes usarão da tecnologia na coleta de dados. E talvez haja possibilidade de responder à pesquisa online. Mas, isto é tema para outra pauta.

 

SAIBA MAIS

Confira as pesquisas realizadas pelo IBGE

Pesquisas Mensais

PNAD C (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua)

Algumas residências são selecionadas para que os moradores respondam a perguntas semelhantes às aplicadas durante o Censo.

CNEFE (Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos)

Os Agentes de Pesquisa e Mapeamento vão pessoalmente a cada bairro selecionado onde será realizada a PNAD C.

PIM-PF (Pesquisa Industrial Mensal de Produção Física)

As informações geram um sistema de indicadores mensais de produção industrial. A agência de Mogi Mirim é responsável por 37 empresas.

 IPP (Índices de Preços ao Produtor )

A Pesquisa das Indústrias Extrativas e de Transformação mede a evolução dos preços de produtos “na porta de fábrica”, sem impostos e fretes.

PMC (Pesquisa Mensal do Comércio)  

O objetivo é produzir indicadores que permitam acompanhar o desempenho conjuntural do comércio atacadista e varejista.

PMS (Pesquisa Mensal de Serviços)

O objetivo é produzir indicadores que permitam acompanhar o desempenho conjuntural da prestação de serviços.

SINAPI (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil)

O IBGE em convênio com a Caixa Econômica Federal é responsável pela coleta das informações.

ibge

Bimestrais

LSPA (Levantamento Sistemático da Produção Agrícola)

Fornece estimativas de área (plantada e colhida), quantidade produzida e rendimento médio de produtos selecionados com base em critérios de importância econômica e social.

 

Trimestrais

POG (Produção de Ovos de Galinha)

A pesquisa investiga informações gerais sobre quantidade produzida de ovos de galinha.

Abate

Investiga informações sobre a quantidade de animais abatidos e o peso total das carcaças (bovinos, suínos e frangos).

Leite – Investiga informações sobre as quantidades de leite fluido cru (vaca).

Pesquisa Estatística do Registro Civil

Objetivo é formar indicadores sobre fecundidade, nupcialidade e mortalidade. Cabe a agência de Mogi Mirim contabilizar apenas o número de divórcios.

 

Semestrais

Estoques

Investiga informações sobre o volume e a distribuição espacial dos estoques de produtos agrícolas.

 

Anuais

Pesquisas Econômicas

No painel da Agência de Mogi Mirim constam 515 empresas dos municípios pesquisados.

PAM (Produção Agrícula Municipal)

Retrata a agricultura brasileira por analisar 64 culturas. As informações levantadas são gerais.

PPM (Pequisa da Pecuária Municipal)

Pode incluir também dados sobre a produção de pescados (aquicultura). Coleta informações da produção e preço médio pago aos produtores do município.

PEVS (Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura)

Efetua o levantamento da quantidade e o preço médio pago ao produtor dos principais produtos da extração vegetal e da silvicultura.

MUNIC (Pesquisa de Informações Básicas Municipais)

A pesquisa fornece informações variadas sobre a gestão pública municipal

 

Extras

PNSB (Pesquisa Nacional de Saneamento Básico)

O objetivo é investigar as condições do saneamento junto às prefeituras e empresas contratadas para a prestação desses serviços.

REGIC (Regiões de Influência de Cidades)  

A pesquisa indica os fluxos de pessoas entre os centros urbanos para a aquisição de bens e serviços, e mostra a relação de subordinação entre cidades.

POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares)

Avalia as estruturas de consumo, de gastos, de rendimentos e parte da variação patrimonial das famílias.

PINTEC (Pesquisa de Inovação)

É realizada a cada 3 anos, cobrindo os setores da indústria, serviços, eletricidade e gás.

PNS (Pesquisa Nacional de Saúde)

Produz dados sobre a situação de saúde e os estilos de vida da população.

PeNSE (Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar)

Investiga os fatores de risco e proteção à saúde dos adolescentes.

 

Previous post

Parque Cidade Nova recebe Circuito Sesc de Artes

Next post

Tome Nota da edição de sábado, dia 30