Home»Cidade»Horário de verão termina neste fim de semana

Horário de verão termina neste fim de semana

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

Termina neste final de semana, à meia-noite de sábado (16) para domingo, o horário brasileiro de verão, em vigor a pouco mais de três meses. É o momento de atrasar o relógio em uma hora. A alteração é válida para os consumidores de 10 estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal. Criado visando a economia de energia elétrica, o horário de verão, desta vez, não alcançou esta meta.  

A assessoria de imprensa da Elektro informou que, nas 228 cidades atendidas pela Elektro, nos Estados de São Paulo e do Mato Grosso do Sul, não houve redução no consumo durante o horário de verão. Isto porque, um estudo do Ministério de Minas Energia apontou queda na efetividade da iniciativa, já que o perfil do consumo de eletricidade não estava mais ligado diretamente ao horário, mas sim a temperatura. Os picos de consumo foram registrados nas horas mais quentes do dia, por volta das 15 horas.

Ainda de acordo com a Elektro, a avaliação dos atuais impactos na redução do consumo de energia elétrica, contida nos estudos realizados pelo NOS (Operador Nacional do Sistema) em conjunto com o Ministério de Minas e Energia, mostram que a adoção do horário de verão traz atualmente resultados próximos da neutralidade para o sistema elétrico.

O aproveitamento da luz natural pela população diminui somente a demanda no horário de pico, das 17h30 às 20h30. Essa redução da demanda é explicada pelo deslocamento da entrada da carga de iluminação pública e residencial, evitando-se a coincidência com a carga dos consumos comercial e industrial, cuja redução normalmente se inicia após as 18 horas. (CHSM com informações da Elektro)

Post anterior

Isabella de Pádua conquista título em Rio Claro

Próximo post

Rodada definirá os semifinalistas da Copa de Basquete