Home»Cidade»Horário de Verão: Relógios devem ser adiantados no domingo

Horário de Verão: Relógios devem ser adiantados no domingo

Mudança de horário divide opiniões; há quem leve tempo para se acostumar; outros não veem problema

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

Não demora muito para o horário de verão entrar naquela lista de assuntos indiscutíveis, figurando ao lado de política, religião e futebol. Tudo porque é tamanha a divisão de opiniões sobre a mudança no horário. Há quem o adore, quem o odeie e também aqueles que acham que a alteração não traz qualquer reflexo ao dia a dia. O fato é que, independente de opiniões, neste domingo (4), à zero hora, os relógios devem ser adiantados em uma hora.

Moacir
Moacir

No ponto de táxi em frente à Santa Casa, os colegas de profissão Moacir José Gonçalves, 71, e Lázaro Roberto Grilo Franco, 75, não compartilham da mesma opinião sobre a mudança de horário. Para o taxista Moacir, o novo horário permite aproveitar melhor o tempo à noite. “Dá para sair, ir ao mercado, às lojas e ainda caminhar”, justifica. Isto porque, ele diz que no horário atual, às 5 horas está claro, mas tudo está fechado.

Para Grilo, a alteração do horário não o afeta em nada, seja para melhor ou pior. Ele diz que não vê nenhuma alteração também em seu “relógio biológico”, ou seja, interferência nas horas de sono ou das refeições. “Não sou a favor nem contra porque pra mim não muda nadinha”, reforça.

Agora, o frentista Valdeci Teixeira, 38, está na lista daqueles que desaprovam o novo horário. Ele justifica que quando começa a se habituar já é tempo de atrasar o relógio. “Levo três meses para acostumar. Daí está voltando tudo ao normal”, destaca. Para ele, a alteração do horário tem influência direta nas noites de sono e também na alimentação.  

Vale lembrar que, neste ano, o horário de verão começa uma semana depois do término do segundo turno das eleições. O adiamento foi decidido pelo governo no final de 2017. A mudança foi para evitar atrasos na apuração dos votos e na divulgação dos resultados do pleito. Atualmente, adotam o horário de verão os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

 

Lazaro
Lazaro

FINAL

Já a data final para o horário de verão foi mantida para o terceiro domingo de fevereiro de cada ano. Portanto, em 2019, se dará em 17 de fevereiro. Com isso, o horário de verão terá duração menor na comparação com os outros anos. O Governo Federal recebeu um segundo pedido de alteração para o início do horário de verão. Desta vez, por causa de coincidência com a data da primeira prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Todavia, a mudança não foi acatada. E caberá aos candidatos atenção redobrada aos relógios neste domingo (4).

Valdeci
Valdeci

VOCÊ SABIA?

Curiosidades sobre o horário de verão

 

– Foi uma ideia do norte-americano Benjamin Franklin, em 1784, para economizar velas. No entanto, só foi levada a sério mais de um século depois, durante a I Guerra Mundial. A Alemanha, em 1916, foi o primeiro país a adotar a medida.

 

– No Brasil, entrou em vigor pela primeira vez entre 3 de outubro de 1931 e 31 de março de 1932, por iniciativa do então presidente Getúlio Vargas. Chamava-se “Horário de Economia de Luz no Verão” e englobava todo o território nacional. 

 

– Nos 18 anos seguintes, o horário de verão foi desconsiderado. Em 1985, voltou a ser aplicado, devido a uma queda nos reservatórios de água das usinas hidrelétricas. Desde então, vigora todos os anos.

horario de verao

– O horário de verão começa aos domingos (dia não útil), para que a população consiga ajustar seu relógio biológico. 

 

– O horário de verão não é adotado pelas regiões Norte e Nordeste. Isso acontece porque elas ficam mais próximas da Linha do Equador, onde os dias e as noites têm a mesma duração ao longo do ano.

 

– Cerca de 30 países são adeptos do horário de verão. Grande parte deles está no hemisfério Norte, onde, no verão, o sol costuma se por mais tarde. Nesses países, adiantar os relógios em 1 hora faz uma grande diferença na economia de energia, já que permite luz solar até perto das 22 horas

 

* Fonte: Guia dos Curiosos

 

Post anterior

São Pedro e Nova Louzã decidem título da 3ª Divisão

Próximo post

Líder Taguaçu enfrenta Bandeirantes no Quarentão