Home»Destaque na Home»Guaçuana é selecionada e participa de programa do RenovaBR

Guaçuana é selecionada e participa de programa do RenovaBR

0
Shares
Pinterest WhatsApp

O RenovaBR acaba de iniciar um novo ciclo de formação política e com foco total nas eleições municipais de 2020. O programa é destinado para os interessados na política partidária e tem como meta a formação de novas lideranças. Foram mais de 31 mil inscritos, sendo que 1.400 pessoas estão tendo a oportunidade de participar do programa. Entre elas está a guaçuana Júlia Machado, de 21 anos, estudante da USP (Universidade de São Paulo).

Assim como os mais de 30 mil inscritos, Júlia teve seu currículo avaliado e seu histórico de atuação política. Ela também precisou responder a testes online- atualidades, posicionamento político e raciocínio lógico- e ainda apresentar um vídeo sobre as motivações para entrar na política. A estudante explicou que ser ficha limpa é uma exigência do RenovaBR e até os antecedentes criminais são checados pela banca avaliadora. “A gente fez uma série de testes e depois tivemos que gravar um vídeo se apresentando contando das suas experiências públicas e o último passo é ser ficha limpa, não ter nenhum histórico ruim”, comentou.

O resultado final do processo seletivo foi divulgado em julho e Júlia é a única representante de Mogi Guaçu a participar do projeto. A capacitação na Escola de Formação de Novas Lideranças Políticas foi iniciada no dia 5 agosto e as aulas vão servir tanto para quem quer se candidatar a vereador e prefeito como para quem deseja atuar em cargos técnicos. Para capacitar cidadãos de todas as regiões do país, o instituto optou por um modelo de aprendizado online e multiplataforma. O conteúdo será diversificado e a carga horária total será de 96 horas – 24 horas de exercícios e atividades eletivas. O curso será encerrado no dia 24 de novembro.

Júlia cursa o último ano de gerontologia e diz que o interesse pela política só vem aumentando, principalmente após acompanhar, mesmo que de longe, a política de Mogi Guaçu. Para ela, o fato de a Câmara Municipal guaçuana não ter representação feminina é fator determinante para querer disputar um cargo público. “Minha motivação principal foi já ter sido inserida nesse começo do ano na política e ver a questão de Mogi Guaçu, onde a mulher não é representada dentro da Câmara de Vereadores, a gente, desde 2008, não tem uma mulher eleita. Então, trazer essa bandeira para o município e como trazer essa bandeira para o município de uma forma que realmente mude e o Renova instrui a gente para trazer a boa política para dentro das Câmaras”, ressaltou.

Segundo informações do RenovaBR os selecionados vão estudar temas relacionados ao desenvolvimento pessoal, a comunicação política e aos desafios dos municípios. As aulas incluem ética e liderança, como organizar uma campanha, saúde e educação pública, finanças, ocupação do solo, entre outras. Para o fundador do RenovaBR, Eduardo Mufarej, “o RenovaBR preza pela diversidade. Não importa a orientação partidária do candidato, o que é relevante é a atuação em alto nível, a capacidade de diálogo e o compromisso com o dinheiro público”, comentou no site do RenovaBR.

Júlia diz que tem acompanhado o trabalho desenvolvido pelos vereadores de Mogi Guaçu e acredita que falta foco para assuntos mais prioritários. Após a conclusão do curso pelo RenovaBR, a estudante deve definir qual partido irá se filiar para poder participar da política. “Estou muito disposta a participar efetivamente da política aqui e ainda não tenho um partido definido, mas olho com bons olhos para o Partido Novo. Nós somos parte da fiscalização da boa política, mas a gente também tem que dar alternativas, dar propostas. E é assim que eu vejo a política, como uma forma da gente mudar a realidade que é agora no nosso município”, finalizou.

 

RenovaBR

O RenovaBR é uma iniciativa que nasceu na sociedade civil, com o objetivo de preparar novas lideranças para entrar para a política. Não trata-se de um partido político, mas, sim, de uma iniciativa de formação de lideranças e de engajamento cívico.

Previous post

Judô conquista bons resultados no Campeonato Paulista

Next post

"Comediologia" é stand up comedy do ator André Massa