Home»Destaque na Home»GCM relembra 36 anos de fundação da Corporação

GCM relembra 36 anos de fundação da Corporação

A primeira turma foi formada em 1982; os 60 guardas patrulhavam a cidade em fuscas

4
Compartilhamentos
Pinterest Google+

Na manhã desta sexta-feira (9), o diretor da Guarda Civil, Adriano Luciano Rodrigues, relembrou os 36 anos de fundação do órgão, agradecendo todos os comandantes, diretores e secretários que colaboraram para que a GCM atingisse o respeito que tem atualmente junto à comunidade. A primeira turma foi criada em 1982, pelo prefeito Walter Caveanha. Eram 60 homens que patrulhavam a cidade em seis veículos fuscas. O primeiro comandante foi Jairo José de Oliveira, homenageado no ano passado em evento solene, e que faleceu logo depois. “Temos muito a crescer, mas precisamos muito da ajuda do Governo Federal com respaldo jurídico porque sozinho o município não tem condição. A expectativa é, agora, com o novo Ministério da Segurança o que causa uma certa empolgação quanto ao futuro e o papel das Guardas”, pontua Rodrigues.

guarda (1)Para ele, o reconhecimento maior ocorreu em 2014 com a criação do Estatuto Nacional das Guardas Municipais para por fim aos questionamentos sobre as atribuições dos guardas civis em todo o país. “Hoje fazemos parte da Segurança Pública e não só patrimonial. Apesar de que em 1982, quando a Guarda de Mogi Guaçu foi criada, ela sempre foi diferente das demais, sempre atuou no policiamento, nunca foi só para cuidar do patrimônio público”.

Rodrigues, cujo pai também atuou na Guarda, lembra que em 1986 foi criado a POLI, que era um serviço de policiamento integrado com a Polícia Militar. Como o efetivo da guarda era maior do que da Polícia Militar naquela época, os profissionais trabalhavam juntos na mesma viatura. Para cada veículo era destinado um guarda e um policial.

Atualmente, a Guarda Civil tem 133 homens e mulheres que atuam no patrulhamento nos bairros e nos serviços especializados de Bike, Canil, GAM (Grupamento de Apoio com Motocicletas), Patrulha Ambiental e ROMU (Ronda Ostensiva Municipal).

guarda (2)

Novas Viaturas

A Secretaria Municipal de Segurança, por meio de pregão realizado na Prefeitura, comprou dois novos veículos para integrar a frota de viaturas da Guarda. O investimento foi de aproximadamente R$ 150 mil. O veículo Renault/Duster será adaptado para o Canil e deve entrar em operação dentro de 30 dias. O veículo atual continuará em reforço a esse tipo de patrulhamento.

O veículo Renault/Duster Oroch será destinado para a Patrulha Ambiental, que tem a incumbência do patrulhamento na Zona Rural. O veículo atual desse setor foi baixado (perda total) após um acidente de trânsito.

Post anterior

Equipe do Vôlei Adaptado não tem resposta definitiva

Próximo post

Doações de alimentos garantem estoque por até quatro meses