Home»Cidade»Gambás e cachorro do mato são abrigados e cuidados pelo CCZ

Gambás e cachorro do mato são abrigados e cuidados pelo CCZ

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

Três filhotes de gambá e uma fêmea de cachorro do mato são os mais novos “hóspedes” do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). Os animais silvestres estavam debilitados quando foram encontrados. Por isso, foram abrigados e ficaram sob os cuidados da bióloga e coordenadora do local, Silvana Munhoz Bueno.

Os gambás foram recolhidos pela equipe do CCZ após telefonema de morador da região do Jardim Novo II que encontrou os animais em uma área verde. “Estavam fêmea, quatro filhotes ainda mamando. E também tinha três gatinhos, todos juntos em um saco”, comenta a bióloga. Os gatos foram doados.

Debilitada por causa da desnutrição, a fêmea de gambá morreu, assim como um dos filhotes. Os outros três seguem sob os cuidados da bióloga e estão comendo ovos e frutas, após receberem mamadeira por um período. “Faz um mês que estão aqui”, detalha Silvana.

gamba recuperado zoonosesJá o cachorro do mato chegou ao CCZ na última quarta-feira (7), através do Corpo de Bombeiros. O animal foi encontrado em zona de mata na região da antiga Fazenda Cataguá e estava com várias queimaduras “Foi com a queima da cana, certamente”, avalia Silvana. Também debilitada, a fêmea foi medicada e começou a se alimentar. Depois de restabelecidos, o cachorro do mato e os gambás serão soltos no mesmo local em que foram encontrados.

Silvana explica que têm sido comuns os maus-tratos contra gambás. Ela avalia que a situação seja o resultado da ignorância e também de maldade. “São animais inofensivos e que ainda fazem o controle biológico de baratas e escorpiões, pois comem estes bichos”, atenta.

Post anterior

Tome Nota da edição de sábado, dia 10

Próximo post

Comerciante é presa por furtar energia elétrica