Home»Caderno C»Folia de Reis: Fé é celebrada com festa

Folia de Reis: Fé é celebrada com festa

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

Mais de 400 pessoas. Essa é a expectativa de público para a tradicional festa de Folia de Reis que vai acontecer neste domingo (20), em Mogi Guaçu. A festa de origem católica, trazida ao Brasil pelos portugueses, celebra o nascimento de Jesus e simboliza a jornada dos três reis magos que visitaram o menino e o presentearam com incenso, ouro e mirra.

De acordo com o anfitrião do grupo “Estrela Guia”, que organiza todo o evento, José Jair Miguel, as comemorações vão ser iniciadas às 6 horas da manhã, em sua residência, no Jardim Almira. “Vamos preparar um belo café para receber os participantes e os foliões que vão vir de Leme, Santo Antônio do Jardim, Artur Nogueira e Aguaí. Depois, por volta das 10h30 vamos iniciar a procissão na Rua Bauru, na Vila São Carlos, e vamos terminar aqui em casa novamente onde será servido um almoço”.

jair folia de reisSeu Jair, como é mais conhecido, explicou que durante a procissão eles levam a Bandeira do Espírito Santo e as imagens de São Benedito, Nossa Senhora do Rosário e de Nossa Senhora Aparecida que vão sendo pegas nas casas de moradores do bairro. “Durante a marcha a gente canta, reza e recita versos e quando chegamos ao ponto final fazemos uma louvação no presépio que deixamos preparado”.

Este já é o 19º ano que o grupo “Estrela Guia” prepara a festa. Para seu Jair, é muito importante manter a tradição que ele aprendeu com a avó e a mãe na cidade natal, Itapira. “Até onde for possível vamos manter essa tradição que herdei da minha família”, finalizou o anfitrião que fez questão de ressaltar que quem quiser participar é só se ajuntar ao grupo.

 

Data

A Folia de Reis, também chamada de Festa dos Santos Reis, Reisado ou Dia dos Três Reis Magos, é uma festa considerada folclórica no Brasil e comemorada mais especificamente todos os anos no dia 6 de janeiro. Mas seu Jair disse que o dia 20 de janeiro foi escolhido para atender a maioria dos integrantes do grupo.

 

Post anterior

Bairros sofrem sem a coleta de galhos e entulho

Próximo post

Presidiárias podem substituir funcionários do Cemmil