Home»Destaque na Home»Familiares e amigos se despedem de Otília

Familiares e amigos se despedem de Otília

Maria Otília Papa ficou conhecida por sua militância política; ela participou da fundação do MDB

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

Familiares, amigos e políticos estiveram ontem (15), no cemitério da Praça da Bíblia, para se despedir de Maria Otília Papa, 62 anos. Ela faleceu no final da tarde da última quinta-feira (14), no Hospital São Francisco, após sofrer um infarto. Otília era assessora do deputado estadual Barros Munhoz (PSB), e recentemente comandou a Saama (Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente) no governo de Walter Caveanha (PTB). Ela deixou a Pasta no final de junho de 2018, após ficar dois anos no cargo, para, atuar na campanha de Barros Munhoz.

Maria Otília Papa nunca disputou uma eleição, mas era conhecida na cidade e região pelo seu engajamento e articulação na política. E foi justamente esse trabalho que foi lembrado pelos vários políticos que passaram pelo velório da Praça da Bíblia.

Barros Munhoz fez um discurso emocionado e falou da amiga que considerava como irmã. Ele confirmou que Otília já trabalhava com ele há mais de 40 anos. “Eu comecei na política em 1976, quando fui eleito prefeito de Itapira e em 1978 houve uma eleição para deputado e comecei a fazer política em Mogi Guaçu. Eu não perco uma amiga ou uma companheira, eu perco uma verdadeira irmã”.

otilia papaO deputado ressaltou aos presentes que três pessoas foram fundamentais na sua trajetória política nesses mais de 40 anos, entre elas Otília. “Eu citaria três no mesmo patamar: Davi Mouro Filho, ex-prefeito de Itapira, meu irmão, meu companheiro, Jamil Bacar, ex-prefeito de Mogi Mirim, da mesma forma nunca estivemos distantes, e ponho nesse trio que está no pedestal da minha vida política, a querida Otília. Os três maiores companheiros políticos que tive nessa minha longa vida política”, disse emocionado.

O prefeito de Mogi Guaçu também lamentou a morte da ex-secretária da Saama e disse que a cidade perde uma mulher engajada na política. “A Otília deu sua grande contribuição como mulher, como administradora. Ela defendia os seus ideais políticos, tinha posições políticas muito claras e vai fazer falta na vida pública da cidade. A Otília deu sua contribuição, deixou sua marca, deixou seu trabalho e será sempre lembrada”, comentou à Gazeta.

Otília também atuou no governo do ex-prefeito Paulo Eduardo de Barros, o Dr. Paulinho (PHS). Além do apoio durante as eleições, ela chegou a ser nomeada chefe de gabinete. Dr. Paulinho lamentou a morte da amiga. “Perdi uma grande companheira, uma amiga, uma pessoa que amava o que fazia. A Otília gostava da política e tive o prazer de conviver e trabalhar  com ela. Ela vai fazer falta”, ressaltou.

Otília atuava na política desde a década de 70, quando participou da fundação do MDB ao lado de Miguel Martini e de Carlos Nelson. Depois ela se filiou no PSDB e permaneceu filiada na sigla até junho de 2018. Otília tinha a intenção de filiar-se no PSB, mas não houve a confirmação.

297_Velório Otília Papa Walter CaveanhaO prefeito de Mogi Mirim, Carlos Nelson Bueno, lembrou que Otília foi sua assessora parlamentar e trabalhou com ele na Prefeitura de Mogi Guaçu, a partir de 1982. Eles também estiveram juntos em passagens pela Endec – Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas – e FDE – Fundação para o Desenvolvimento da Educação. Para ele, o meio político perde uma companheira leal e que sempre se dedicou com afinco às atividades em que esteve à frente. “Otília foi uma mulher batalhadora e que adquiriu muito traquejo atuando na política. Começou comigo, ainda no MDB. Apesar de algumas discordâncias, sempre prevaleceu o respeito e a admiração. Uma figura importante para a política regional e que se dedicou à vida pública e ao bom relacionamento partidário.”

 O corpo de Otília foi velado na Praça da Bíblia no período da manhã e depois foi cremado em Campinas.

Post anterior

Matriz de São José recebe Orquestra Sinfônica da Unicamp

Próximo post

Educação não tem previsão para compra de carnes