Home»Cidade»Falta médicos: Caveanha promete contratar quatro profissionais

Falta médicos: Caveanha promete contratar quatro profissionais

O Chefe do Executivo se reuniu com alguns vereadores nesta sexta-feira (7) e o assunto foi discutido

0
Shares
Pinterest WhatsApp

Foi longa a reunião entre o prefeito Walter Caveanha (PTB) e alguns vereadores ao final da manhã desta sexta-feira (7). O encontro aconteceu no Gabinete e teve como principal pauta a falta de médico nos postos de saúde do Jardim Centenário, nas duas unidades do Jardim Fantinato e no Alto dos Ypês. O prefeito prometeu a contratação temporária de quatro profissionais através do Consórcio Intermunicipal de Saúde “8 de Abril”.

O encontro contou com a participação de Francisco Magela Inácio, o Chicão do Açougue (PSD), Jéferson Luís (PROS), Luciano Firmino Viera, o Luciano da Saúde (PP), Luiz Carlos Nogueira, o Carlos Kapa (PSD), Luiz Zanco Neto, o Zanco da Farmácia (PTC) e Thomaz Caveanha (PTB). A falta de médicos foi um dos assuntos mais discutidos na sessão da Câmara Municipal, segunda-feira (10), porque a maioria dos vereadores tem recebido queixas dos usuários dos postos de saúde. Os vereadores não economizaram nas críticas feitas ao Governo Municipal.

Chicão
Chicão

Segundo Chicão, Caveanha prometeu resolver o problema dentro de 15 dias, mas adiantou que não faria concurso ou processo seletivo. “Se o Ministério da Saúde mandar os médicos, ele pode dispensar os que foram contratos”, explica. Para o vereador, é uma medida de emergência e que precisava ser tomada diante do problema, mas ele diz que voltará a cobrar. “Daqui há15 dias, a gente checa”, disse.

A falta de médicos decorre de problemas no programa Mais Médicos do Governo Federal. Na semana passada, a Secretaria de Comunicação Social informou que o município poderia perder outros profissionais porque há proposta de que o “Mais Médicos” seja voltado apenas as cidades consideradas vulneráveis.

Nesta semana, ao responder uma demanda do Gazeta 99, a Prefeitura, via assessoria de imprensa, confirmou a falta de médicos e lembrou que os profissionais atuam nos PSFs- Programa Saúde da Família.

Também foi repassada para a Prefeitura que os vereadores deram algumas sugestões para que a falta de médico fosse resolvida e uma delas seria a contração de médicos por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde, mas, na ocasião, a assessoria de imprensa disse que não há, no momento, processo seletivo válido para a contratação.

Além disso, voltou a confirmar que o município não dispõe de recursos para contratação de mais médicos. Informou também que alguns contratos vencem em 2020 e outros em 2021.

Previous post

Vereadores declaram apoio a Hélio como candidato

Next post

Paulista e Comercial lideram Cinquentão