Home»Cidade»Equipe do Conselho Tutelar será eleita por voto popular

Equipe do Conselho Tutelar será eleita por voto popular

1
Compartilhamentos
Pinterest Google+

Os cinco membros titulares do Conselho Tutelar serão eleitos no dia 4 de outubro para um mandato que, a partir de agora, passa a ser de quatro anos. A eleição será realizada das 8 às 17 horas, no Centro de Convergência Cultural “Teotônio Vilela”, na antiga estação ferroviária. Além dos cinco novos titulares, serão eleitos os respectivos suplentes. A disputa reúne 10 candidatos, sendo três das atuais conselheiras e uma suplente.

Ao contrário dos anos anteriores, quando os conselheiros eram eleitos por um colegiado, este ano serão eleitos por voto popular. Ou seja, podem votar todos os 109.014 eleitores de Mogi Guaçu, desde que apresentem documento de identificação com foto e o título de eleitor. A diferença para uma eleição majoritária é de que o voto não é obrigatório. A votação será em cédulas de papel.

A presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Luciana Zacariotto Ricci, explicou que a eleição está sendo divulgada pelos próprios conselheiros e a expectativa é de que a população entenda a importância de participar. “É importante que exerça este direito porque o serviço prestado pelo Conselho Tutelar é para a população”, justifica.

A lista de candidatos foi divulgada CMDCA depois de passarem por avaliação de conhecimentos específicos do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e do SUAS (Sistema Único de Assistência Social). Este ano, por deliberação do Governo Federal, todos os conselhos tutelares serão eleitos na mesma data, para mandato de quatro anos.

A atual composição do Conselho Tutelar de Mogi Guaçu foi eleita em junho de 2013 por um colegiado formado por representantes de escolas públicas e particulares e entidades socioculturais, para dois anos de mandato, e não três, como antes.

Compete aos conselhos tutelares atender crianças e adolescentes em situação de risco, que tenham seus direitos violados quanto a educação, cultura, esporte, convivência familiar como abandono pelos pais, maus-tratos e trabalho infantil. 

Confira os candidatos

 

NOMES                                                    NÚMERO

Andréa Aparecida Souza Davidoski                   01

Idalva Luiz Martins da Silveira                          02

Roseane Braido M.Oliveira                       03

Maria Goreti de Souza                              04

Juliana Peres Leister                                  05

Adiel Machado de Oliveira                        06

Daniele Cristina da Silva                                    07

Flávio Aparecido de Oliveira                    08

Adilson Cândido de Almeida                    09

Isabela Alves de Moraes                                    10

 

Post anterior

Terreno no Guaçu Mirim ganha campo de futebol de areia

Próximo post

Renovação Carismática prepara Cenáculo 2015