Home»Destaque na Home»Em Estiva Gerbi, valor do IPTU tem reajuste de 6,58%

Em Estiva Gerbi, valor do IPTU tem reajuste de 6,58%

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

Os valores do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de Estiva Gerbi sofreram acréscimo de 6,58% com base no IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) Especial. A Prefeitura estivense já iniciou a entrega dos carnês aos contribuintes. Quem optar pelo pagamento à vista a data de vencimento é o próximo dia 14 de fevereiro.

Conforme observou a diretora de Finanças da Prefeitura de Estiva, Rafaela Pedro, não é possível exemplificar o aumento real que cada contribuinte recebeu em seu imóvel. “O sistema calcula um a um, considerando que a alteração legislativa só impacta no Imposto Territorial, e não no Predial. Quem possui terrenos regularmente construídos ou edificados, continua com a alíquota de 0,5%. Já quem possui terrenos não edificados, que estejam abertos, abandonados ou baldios, a alíquota sobe de 4 para 8%”,pontuou.

Outra alíquota que também sofreu reajuste foi a taxa de limpeza que subiu de R$ 23,18 para R$ 35,18. A justificativa da Administração Municipal estivense é de que a taxa de lixo praticada atualmente não cobre os custos, sobrecarregando os cofres que precisam subsidiar o valor. “É um dinheiro que temos de arcar mensalmente e que se fosse aplicado na saúde pública, por exemplo, ou na educação municipal seria melhor aproveitado”, explicou Rafaela.

Eleitos de Estiva Gerbi estão mais adiantados

A Diretora de Finanças também destacou que o ‘valor total sem desconto’ contido na primeira página do carnê do IPTU deste ano não será o valor que o contribuinte pagará. Isso porque, em todas as formas de pagamento, são oferecidos descontos:

  • Pagamento à vista são 35%+15% de desconto;
  • Parcelado em três vezes são 35%+10% de desconto;
  • Parcelado em 11 vezes são 35% de desconto.

Ao verificar o carnê do IPTU 2018, o contribuinte que tem imóvel em Estiva Gerbi, vai observar que o valor venal do imóvel está abaixo do valor de mercado. A Prefeitura estivense ainda incentiva os contribuintes oferecendo descontos maiores do que os praticados nas cidades da região, onde apenas oferecem 5% de desconto para pagamentos à vista.

Vale ressaltar também que o impacto maior no valor do IPTU deste ano será percebido pelos proprietários de terrenos sem nenhuma construção, enquanto donos de casas, por exemplo, sofrerão uma alteração menor no valor final do IPTU deste ano.

(Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Estiva Gerbi)

 

 

Post anterior

PT guaçuano vai a Porto Alegre acompanhar julgamento de Lula

Próximo post

Combo de versatilidade