Home»Destaque na Home»É baixa a procura por biometria no Cartório Eleitoral

É baixa a procura por biometria no Cartório Eleitoral

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

Em Mogi Guaçu, o chefe do Cartório Eleitoral, Hugo Ornelas, está preocupado com a baixa adesão dos eleitores para o cadastro da biometria. Todos os eleitores são obrigados a realizar o cadastro dos dados biométricos para as eleições do ano que vem. A estrutura montada pelo Cartório Eleitoral de Mogi Guaçu para atender os eleitores está ociosa em razão da baixa procura do eleitorado ao serviço. São 12 boxes para o atendimento. “Nós tivemos a contratação de mais quatro pessoas e em abril serão mais quatro contratados somente para o trabalho da biometria e a procura tem sido pífia”, comentou Ornelas.

Segundo ele, apenas 36 mil eleitores de Mogi Guaçu e Estiva Gerbi já fizeram a biometria, mas o número é muito baixo se comparado ao eleitorado das duas cidades, que gira em torno de 120 mil. “Pedimos para que os eleitores façam o agendamento e adiantem o processo para evitar filas futuras. Agora, o atendimento é tranquilo e tudo se resolve com facilidade”, destacou.

O chefe do Cartório Eleitoral de Mogi Guaçu lembrou também que existem penalidades para quem não atender ao chamado e não fizer a biometria. “Além do cancelamento do título de eleitor e pagamento de multa, a pessoa terá o CPF cancelado e isso causará uma série de transtornos para o eleitor, que vai desde ficar impedido de tirar o passaporte a receber benefícios”.

Hugo
Hugo

Em Estiva Gerbi, um posto de atendimento começará a funcionar a partir do dia 22 de abril, justamente para facilitar o atendimento do eleitor estivense. “Teremos um posto no prédio da Ação Social de Estiva e tudo já foi acertado com a prefeita (Cláudia Botelho)”, informou Ornelas.

O atendimento no Cartório Eleitoral é realizado por agendamento. Para isso, basta o eleitor acessar o site do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo (www.tre-sp.jus.br) e ir direto ao link: agendamento biométrico. Ou, então, ligar para o telefone 148, durante o horário comercial. O endereço do Cartório Eleitoral de Mogi Guaçu é Avenida Jhonn Kennedy, nº 311, Jardim Centenário. O telefone é 3841-7295. O atendimento ao público é feito de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 18h00.

 

Nacional

Até as eleições municipais de 2020, o TSE espera realizar o cadastramento biométrico de 117 milhões de eleitores. A biometria é uma tecnologia que confere mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação, tornando praticamente inviáveis fraudes na identificação do votante. O leitor biométrico confirma a identidade de cada cidadão por meio de impressões digitais únicas, armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral.

Nas Eleições Gerais de 2018, aproximadamente 60% do eleitorado nacional, isto é, 87,3 milhões de cidadãos, fizeram uso da tecnologia de reconhecimento individual por meio das impressões digitais na hora de votar.

Post anterior

Grupo assume comando do Clube Atlético Guaçuano

Próximo post

Carateca guaçuano conquista título do Kata em Amparo