Home»Em Destaque»Donauwelle

Donauwelle

0
Shares
Pinterest WhatsApp

Por Camila Maria

Continuando com pratos típicos dos países que tenho mais afinidade, na coluna de hoje trago uma maravilhosa sobremesa alemã. Donauwelle significa literalmente “onda do Danúbio”, em referência ao rio mais longo da Europa. Muito apreciado por alemães e austríacos, é um bolo gelado que tem como principal característica suas camadas onduladas. Composto por camadas de pão de ló simples e de chocolate, cerejas, coberto por creme de manteiga ou creme de baunilha, finalizado com uma generosa camada de chocolate meio amargo. Os ingredientes lembram os do clássico Floresta Negra, outra sobremesa típica da Alemanha e que tomamos emprestado. Ficou morrendo de vontade de experimentar? Chame a família e façam todos juntos! Fica muito bom como bolo de aniversário ou quando der vontade de comer um bolo bem gostoso.
INGREDIENTES:
Bolo:
500g de manteiga
230 g de açúcar
6 ovos
340 g de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
350 g de cerejas em calda (peso drenado)
Creme de baunilha:
2 latas de leite condensado
2 caixas de creme de leite
1 caneca de leite bem quente
2 pacotes de gelatina sem sabor
1 colher (chá) de essência de baunilha
Cobertura:
200 g de chocolate meio amargo
MODO DE PREPARO:
Pré-aqueça o forno a 180°C. Bata 250g manteiga em temperatura ambiente com 200 g de açúcar. Acrescente um a um os ovos. Adicione a farinha, o fermento e uma pitada de sal.
Coloque metade da massa numa assadeira funda, untada e enfarinhada. Misture o restante da massa com o chocolate em pó e espalhe cuidadosamente sobre a massa branca. Distribua as cerejas sobre a massa. Asse o bolo por 35 a 40 minutos a 180°C.
Para o creme, desidrate a gelatina com água e misture aos demais ingredientes em um liquidificador. Por fim, acrescente os outros 250 g de manteiga amolecida ao creme, até obter uma consistência homogênea.
Deixe o creme e a massa esfriar. Espalhe o creme sobre a massa. Para a cobertura, derreta o chocolate em banho-maria e espalhe-o sobre o creme. Leve o bolo a geladeira por pelo menos duas horas antes de servir.

Camila Maria é formada em gastronomia, atua como chefe de cozinha e é sócia-proprietária da Estação Chopp, em Mogi Guaçu.
Foto: Divulgação

Previous post

1ª Cãominhada

Next post

Grasiele e Tiago