Home»Caderno Multi»Dia das Mães: Otimismo é palavra de ordem para lojistas

Dia das Mães: Otimismo é palavra de ordem para lojistas

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

Incertezas quanto ao comportamento do consumidor para o Dia das Mães rondam a data. Isto porque, o cenário socioeconômico tem refletido – e muito – no comportamento do consumidor. Mas, manter o otimismo é palavra de ordem para os lojistas, como destaca a presidente da Acimg (Associação Comercial e Industrial de Mog8i Guaçu), Sônia Isabel Carinhato Zanuto.

O ticket médio deve ser de R$ 150, conforme aponta pesquisa realizada pela Acimg que apontou ainda os produtos mais citados pelos entrevistados: vestuário com 61,1%, seguido de calçados com 40,71%, perfumes com 24,1% e flores com 16,7%. A estimativa é de que a data represente um aumento de apenas 2% nas vendas, ou seja, um ponto percentual abaixo do observado ano passado.

CENÁRIO POLÍTICO

Incertezas têm reflexo direto no comportamento do consumidor

 

“Sem reservas e com medo do que possa acontecer”, analisa o superintendente da Acimg, Adenilson Junior dos Reis, em relação ao comportamento do consumidor. E isto não é apenas em relação ao Dia das Mães, mas situação que tem sido observada ao longo destes primeiros meses de 2019. Ou seja, repetindo um comportamento que se arrasta desde o ano passado por conta das eleições. Com isto, a estimativa é de um crescimento de apenas 2% nas vendas, um ponto percentual abaixo do alcançado em 2018, no mesmo período.  

Adenilson
Adenilson

Adenilson lembra ainda que, em 2018, teve a Copa do Mundo que trouxe um fôlego ao comércio, mas que pode ter maquiado a situação, apesar da turbulência gerada pela greve dos caminhoneiros. “Neste ano ainda não observamos nenhum momento em que as vendas tenham deslanchado, o cenário é o mesmo mês a mês”, analisa. No entanto, ele acredita que estes 2% de crescimento nas vendas se concretizem por conta da data, ou seja, simplesmente por ser Dia das Mães.

Para ter um panorama mais fiel do comportamento do consumidor local, a Acimg promoveu pesquisa junto aos consumidores para saber o que e também quanto eles gastarão com o presente para as mães. O resultado apontou um ticket médio de R$ 150. Os produtos mais citados pelos entrevistados foram vestuário com 61,1%, seguido de calçados com 40,71%, perfumes com 24,1% e flores com 16,7%.

INVERNO

Mudança de estação pode contribuir com as vendas

 

Com experiência de mais de 30 anos no comércio, a presidente da Acimg e proprietária de rede de lojas de calçados, Sônia Isabel Carinhato Zanuto é taxativa em relação às vendas para o Dia das Mães: otimismo.

“Todo ano os lojistas estão otimistas em relação ao Dia das Mães porque é o segundo Natal. A expectativa é acompanhada com a mudança de clima. Têm muitas novidades não só no vestuário, mas também como em todos os ramos que oferecem presentes para esta data. A gente fica na expectativa boa, com certeza”, enfatiza Sônia.

Sônia
Sônia

A presidente da Acimg acredita que a data começará a movimentar o comércio a partir de quarta-feira (8), data de pagamento dos salários. Por sua vez, os lojistas se preparam mantendo nos estoques produtos para todos os gostos e bolsos. “Têm o preço baixo, preço médio e o preço alto”, diz comentando que os setores de calçados e vestuários são os que mais dependem desta mudança de estação para alavancar as vendas.

Um ano atípico. Esta é a opinião das proprietárias da Maria Faceira, Márcia Rabelo e Ana Rabelo sobre o Dia das Mães. Elas creditam o fato à crise econômica que torna difícil prever a reação do consumidor. No entanto, assim como Sônia, elas estão otimistas porque a data, em geral, alavanca as vendas. Isto porque, as pessoas tendem a comprar mais de um presente, pois tem mãe, sogra, avós e madrinhas.

Ana e Márcia
Márcia e Ana

Mas as lojistas estão preparadas e com mercadorias a partir de R$ 39,90. “As blusas são o forte. E, por conta da mudança da estação, também temos os cardigãs e blazers”, pontua Márcia. E há ainda os acessórios, entre os quais, cintos, brincos e colares.

COMPRA PREMIADA

Acimg inova em campanha

“Compra Certa Premiada”. É o nome da nova campanha da Acimg. A novidade é que o consumidor não precisará comprar em uma data especifica para concorrer aos prêmios, pois a campanha ocorrerá durante todo o ano. Mas, claro, com mais atrativos para o Natal, quando estão previstos sorteios de R$ 10 mil em prêmio por semana.

Além disso, tudo será online. O consumidor ira baixar aplicativo da Acimg, se cadastrar, utilizar o QR Code e concorrer aos prêmios. O total da premiação anual será de R$ 50 mil. São esperados apenas os trâmites burocráticos para o lançamento da campanha. A expectativa é de que as ações comecem ainda no mês de maio.

Post anterior

Artigo: Governo derrete

Próximo post

II Copa Mogi Guaçu ocorreu no Furno