Home»Caderno Multi»Dia da Mulher: Tem idade para ser vaidosa?

Dia da Mulher: Tem idade para ser vaidosa?

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

“Que me perdoem as feias, mas beleza é fundamental”. A frase do poeta Vinícius de Morais pode causar alguns olhares enviesados, mas porque não pensar que as mulheres têm, sim, o direito de serem vaidosas?  A Gazeta foi ouvir de duas gerações sobre a vaidade feminina, o que têm em comum e o que as diferencia nos cuidados com a beleza.  

Mãe e filha evidenciaram que gostam de estarem bonitas para si mesmas, contentes com a imagem que veem no espelho. E, aos 43 e 12 anos, elas têm muito em comum, além da herança genética, é claro. Gostam de maquiagem, tutoriais na internet sobre o assunto, curtem atividade física e, claro, vestirem-se bem.

E a vaidade aquece as vendas do setor de beleza. Afinal, o mercado de cosmético evoluiu e muito. O trio da vovó: pó de arroz, blush e batom ganhou muitas e muitas companhias. E não é só a maquiagem que faz parte da vaidade feminina. Têm ainda os esmaltes, os cremes faciais e corporais, os cuidados com os cabelos (ah! os cabelos) e as roupas, bolsas e sapatos.

Não é a toa que o mercado brasileiro de produtos de beleza projeta um crescimento de 7,5% no faturamento neste ano. As categorias de perfumaria e cremes hidratantes devem continuar a ser destaque nas vendas.

VAIDOSA SIM, PORQUE NÃO?

Professora gosta de estar de bem com o espelho

Quem conhece Maura Fernanda Perina da Silva Depierri, 43, ao ler a reportagem vai dizer: tinha mesmo que ser ela! Afinal, a professora que deixou o trabalho para cuidar da família, nunca deixou a vaidade de lado. É do tipo que não sai na rua sem usar o delineador. Não abre mão dele nem para ir à academia. Afinal, aprendeu que é um ótimo truque para aumentar os olhos.

maura fernanda mae dia mulherAssim, aos 43 anos, uma mulher madura, casada e mãe de Vinícius, 16 anos, e Lívia, 12, conta que não abre mesmo mão de cuidar do cabelo, da pele, enfim, da aparência. Mas não é do tipo que gasta rios de dinheiro com isto. Pelo contrário, a filha já faz a manicure da mãe. E Fernanda a ajuda nos cuidados com os cabelos. E ambas têm aliados importantes nesta jornada pela busca de cuidados com a beleza: os tutoriais da internet.

Aliás, como mãe zelosa, ela a orienta os filhos em tudo. E, no caso de Lívia, acha que a vaidade, assim como tudo na vida, tem que ser dentro da medida, ou seja, considerando a idade que se tem. Por isso, não é contra o uso de maquiagem pela filha, mas orienta que seja em tons claros. E, por enquanto, proíbe os sapatos de salto alto.

Esta vaidade, Fernanda conta que herdou especialmente da irmã, três anos mais velhas (já falecida), que também gostava muito de se arrumar. Eram dela as primeiras maquiagens que Fernanda e uma amiga “exploravam” na tentativa de aprender a se maquiar. “Minha mãe também é vaidosa, mas, naquela época, eram poucos os produtos. Lembro muito do pó de arroz e do rouge, como falavam”, diz aos risos recordando da oferta escassa de produtos.

Fernanda ainda lembra que o batom foi o primeiro produto que a fascinou neste mundo dos cosméticos. Sempre usou. E ainda hoje não abre mão. Na linha sucessória do delineador, o batom é o primeiro! “Verdade, também sou do tipo que não sai sem batom”, diverte-se. E, atualmente, ela comenta que a grande variedade de produtos, tanto em marcas como em preços, faz com que estejam mais acessíveis. Ela confessa que não é do tipo que investe em produtos caros. Gosta de experimentar misturas de sombras e criar os efeitos que deseja na maquiagem com os produtos que tem na nécessaire. O mesmo vale para outros itens.

Nos cuidados com a pele, a professora nunca se entregou a nenhum tratamento estético, mas conta que aprendeu a importância do consumo de água e do uso do protetor solar. “Fico com a minha garrafinha, ali, do lado, assim não esqueço de beber. E protetor, isto sempre”, diz. Mas Fernanda atenta que quando era adolescente nem se ouvia falar de protetor solar. Pelo contrário, a moda era estar sempre bronzeada. Hoje, ela tem horror de pegar sol. E, claro, dá todas as dicas para a filha.

maura fernanda mae dia mulher

MENOPAUSA

Fernanda acredita que muitas pessoas não entendem que ela se arrume para si mesmo, pois gosta de estar de bem com a imagem que vê no espelho. “Eu gosto de me sentir bem e muitos dos cuidados que tenho também têm o lado do bem-estar, da saúde e da prevenção a problemas futuros”, atenta ao mencionar que faz atividade física semanal (vôlei, academia e body balance).

Uma cirurgia para retirada de útero e ovário a levou à menopausa e a redobrar os cuidados com a saúde. Desta nova condição, ela conta que herdou o melasma (pouco aparentes), mas que a incomodam bastante. “Faço uso de hormônio e preciso ter este cuidado redobrado com a pele. E o melasma é complicado, não tem um tratamento definitivo”, diz.

maura fernanda mae e livia filha dia mulherA atividade física e alimentação equilibrada são as formas que a professora encontrou para ter mais disposição e prevenir-se de outros problemas que podem chegar com a menopausa precoce, como a osteoporose.

Ao contrário de boa parte das mulheres, Fernanda nunca teve de fazer dieta para emagrecer. Aliás, sempre foi magra e relata que em muitos momentos não gostava nada dessa condição porque era alvo de muitos apelidos. “Tem quem sofra por ser gordinha, eu vivi o outro lado”, atesta.

ADOLESCÊNCIA

Aos 12 anos, Lívia começou a se maquiar

livia filha dia mulherQuando completou 12 anos, Lívia de Fátima Depierri pediu de presente aos pais uma maleta de maquiagem. E ganhou! A mãe achou que o pedido veio na hora em que a menina, de fato, começou a despertar a feminilidade. Com os tutorais na internet, a adolescente pegou gosto de vez pela maquiagem. E não há como negar que herdou a vaidade da mãe, Maura Fernanda Perina da Silva Depierri, 43, a quem sempre observou nos cuidados pessoais.

Lívia tem os cabelos lisos, mas diz da dificuldade em fazer cachos, pois os mesmos insistem em não durar. E relata achar lindo quando a mãe está com os cabelos com o efeito baby liss. As duas trocam ideias sobre os cuidados com a beleza, mas a adolescente é ainda mais ligada nos tutorais sobre maquiagem. E até se arrisca a maquiar a mãe. A adolescente não esconde o orgulho dos cuidados que Fernanda tem com ela nos festivais de dança dos quais participa. “Ela mesma faz a minha maquiagem e fica linda”, enfatiza.

Também ligada em moda, Lívia conta que adora tênis e a mãe tem horas que precisa orientá-la a trocar o calçado por sapatilhas. Afinal, como orienta Fernanda, tem vestidos que ficarão mais bonitos com sapatilhas. E, assim, mãe e filha entram num acordo. A mãe confessa que incentiva as filhas nos cuidados, especialmente com a pele. Como adolescência é período em que pode surgir a acne, Lívia cuida da pele com hidratação. Também aprendeu a usar o protetor solar e, assim como a mãe tem uma alimentação equilibrada. “Faz algum tempo que mudamos a alimentação”, pontua Fernanda.

Mas será que Lívia também não abre mão do batom? Sim, ela abre mão do batom para ir à escola. Neste caso, opta pelo gloss para dar um brilho nos lábios. A adolescente não deixa de lado o rímel e o blush. O primeiro produto é o preferido desta geração para dar “aquele” destaque no olhar. “O blush é pra tirar este branco do rosto”, ensina Lívia. Para um passeio, ela investe na maquiagem mais completa, mas sempre com tons claros, seguindo as dicas da mãe.

maura fernanda mae e livia filha dia mulher

Lívia confessa que, além de maquiagem, adora sapatos, especialmente tênis. E até já quis usar salto alto, porém a mãe barrou por achar que a filha ainda não tem idade. E por falar em idade, ela avalia ser mais vaidosa que muitas meninas de sua idade e, às vezes, acha que é incompreendida por isso. “Pensam que sou metida, esta coisas”, explica. Mas a adolescente tem outra característica, além da beleza, e que também herdou da mãe: se expressa com facilidade, conversa muito bem e sabe o que quer da vida: ser médica cirurgiã. E, claro, uma doutora muito competente e elegante.

Post anterior

Sesi: exposição reúne imagens de atletas

Próximo post

Corug conquista excelentes resultados na abertura de temporada