Home»Destaque na Home»Conselho Tutelar: Eleição nacional acontece neste domingo

Conselho Tutelar: Eleição nacional acontece neste domingo

Novos conselheiros tutelares serão escolhidos pelo voto da população

0
Shares
Pinterest WhatsApp

Acontece neste domingo (06), em todo o país, a eleição unificada do Conselho Tutelar para eleger os conselheiros que vão atuar no próximo quadriênio 2020/2023 em suas respectivas cidades. Em Mogi Guaçu, 19 candidatos concorrem às cinco vagas estabelecidas para conselheiros titulares e outras cinco vagas de suplentes. O ponto de votação será no Cegep (Centro Guaçuano de Educação Profissional), localizado na Rua Francisco Franco de Godoy Bueno, 295, no Imóvel Pedregulhal. O eleitor poderá comparecer no local para votar das 08h00 as 17h00 horas. Podem participar do processo eleitoral, eleitores a partir dos 16 anos que possuam domicílio eleitoral na cidade e que estão em dia com a Justiça Eleitoral.

O voto na eleição do Conselho Tutelar é facultativo, ou seja, não é obrigatório. No entanto, a presidente do CMDCA, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Arlete Pessiquelli da Silva, ressalta a importância da população exercer o direito de cidadania. “Quanto maior for o número de eleitores participando da votação, maior será a legitimidade de atuação do conselheiro no município

Arlete

”.

Arlete pontua que os conselheiros tutelares devem ser escolhidos pela população de sua cidade porque trabalham em contato direto com a comunidade, atendendo crianças e adolescentes, além de seus pais e responsáveis. “Precisam ser pessoas de confiança, com responsabilidade social e que conheçam o lugar onde vão trabalhar”, enfatiza. A presidente ainda explica que a única diferença da eleição do Conselho Tutelar para as outras eleições como as municipais e presidenciais, por exemplo, está na quantidade de candidatos que os eleitores podem escolher. “A novidade é que o cidadão poderá votar em até cinco conselheiros”.

A apuração dos votos vai acontecer no mesmo dia e local, após as 17h00 e será aberta aos candidatos e ao público. Arlete acredita que a apuração final da eleição será divulgada até as 22h00. Todo o processo eleitoral será acompanhado pela Promotoria Pública, e em todo território nacional, os eleitos assumirão seus postos no dia 10 de janeiro do ano que vem. Lembrando que para votar, basta levar o título de eleitor ou um documento original com foto.

Previous post

Paróquia de Nossa Senhora Aparecida inicia novena

Next post

Após Mundial na Grã-Bretanha, Julia Braga mira à Suíça