Home»Destaque na Home»Conseg entrega denúncias ao comando da PM

Conseg entrega denúncias ao comando da PM

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

Moradores da região do Ypê V apontaram quais são os maiores problemas que enfrentam diariamente. O tráfico de drogas é o principal. A pesquisa foi feita pela direção da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Adirce Cenedeze Caveanha” com 307 famílias.

Em março, durante a reunião de pais, a direção em parceria com a Polícia Militar instruiu estudantes e pais a denunciarem anonimamente quais seriam os principais problemas nos bairros ao entorno da escola. A Polícia entregou um formulário simples com a pergunta: Quais os maiores problemas do meu bairro. Com apenas um X nas opções foi possível saber o que mais preocupa aquela comunidade. Além do tráfico, moradores apontaram como problemática a iluminação precária no Alto dos Ypês, por exemplo.

As denúncias foram entregues pela vice-presidente do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) e também diretora da escola participante da pesquisa, Ana Flávia Camargo Barbosa Chiorato. O Conseg recebeu da Polícia Militar o restante da pesquisa cuja solução de problemas foram redirecionados à Prefeitura, Guarda Civil e Polícia Civil. A ideia é que outras instituições educacionais participem das reuniões do Conseg e também queiram aderir ao projeto.

“Porque uma praça sem iluminação será usada pelo tráfico e isso acaba virando um problema de polícia”, pontua o tenente coronel Denilson Natal Colombo, comandante do 26º Batalhão da Polícia Militar.

coletiva tenente coronel colombo

Colombo ressaltou a importância do projeto porque muitas pessoas tem medo de fazer denúncia anônima pelo Disque 181. “Acham que o telefone que usam para ligar vai ser rastreado. A população tem medo, sempre tem receio de ser identificado. É importante darmos essa resposta para que a população saiba que a denúncia foi feita e que não caiu no descrédito”, lembra o comandante da PM.

Ana Flávia ainda diz que percebeu melhoras dentro da escola após projetos serem desenvolvidos em parceria com o Conseg e PM, desde o ano passado. “Até as pessoas da comunidade passaram a ter outra visão da polícia. A relação está melhorando demais. Com as palestras dos policiais até os alunos mudaram de comportamento e alguns pensam em seguir a carreira militar”, enfatiza a diretora.

coletiva tenente coronel colombo e ana flavia vice conseg

O comandante da PM acredita que projetos de prevenção, como esse, estimulam atos de cidadania entre a comunidade, no sentido de um se preocuparem com o outro. “Melhora a perspectiva da população de analisar e resolverem juntos os problemas”, pontua.

O projeto piloto foi inspirado em uma experiência que ocorreu no município de Pirassununga, onde o tenente coronel Denilson Natal Colombo já trabalhou.  O evento de entrega da pesquisa ocorreu na manhã dessa segunda-feira (7), na sede do 26º Batalhão da Polícia Militar, no Jardim Novo I.

Post anterior

GAZETA GUAÇUANA, 5 de maio de 2018

Próximo post

Febre amarela: Itapira reforça vacinação após confirmar caso