Home»Cidade»Conscientização no combate à hanseníase é realizada neste mês

Conscientização no combate à hanseníase é realizada neste mês

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

Da Redação

No mês de janeiro, é realizada uma campanha nacional pela luta contra a hanseníase. Denominado “Janeiro Roxo”, o objetivo da ação é divulgar informações e oferecer o tratamento correto para todos.

Em Mogi Guaçu, a Secretaria de Saúde reforça nesse mês as ações de prevenção à hanseníase. Durante a campanha “Janeiro Roxo”, profissionais do setor irão intensificar as orientações sobre a doença nas Unidades Básicas de Saúde e no Serviço de Atenção Especializada da rede municipal.

A campanha “Janeiro Roxo” – Todos Contra a Hanseníase – tem como meta alertar a população sobre sinais da doença, incentivando a procura pelos serviços de saúde, para possibilitar diagnóstico precoce.

janeiro-roxo-thumbHanseníase tem cura e o tratamento, feito com antibiótico, é gratuito. A doença é causada por bactéria que afeta os nervos, levando à perda ou diminuição da sensibilidade ao toque, a dor, ao frio e ao calor, além de formigamentos e dormências. Manchas avermelhadas ou esbranquiçadas na pele podem surgir.

O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é longo, podendo variar entre dois até mais de dez anos. A transmissão da doença se dá por meio das vias respiratórias – tosse e espirro. Caroços e inchaços pelo corpo, engrossamento do nervo que passa no cotovelo, sensação de choque, fisgadas ao longo dos nervos dos braços, mãos, pernas e pés também podem ser sinais da doença.

Quanto antes diagnosticada, o tratamento, feito com comprimidos diários, pode reduzir e controlar as sequelas da doença. O diagnóstico da hanseníase é feito por meio de exames clínicos, também disponíveis na rede municipal. (Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura).

Post anterior

Cadastramento biométrico obrigatório começará em fevereiro

Próximo post

Produtores rurais já podem preencher a Dipam