Home»Em Destaque»Conhecendo um pouco sobre o PROERD

Conhecendo um pouco sobre o PROERD

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

Por: Major PM Adriano Daniel – Subcomandante do 26º BPM-I

 

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, conhecido como PROERD, é um dos mais esplêndidos promotores da prevenção primária, com enfoque justamente na parcela que constitui o futuro do país, qual seja, os jovens entre 4 e 12 anos. É calcado no modelo norte-americano do Drugs Abuse Resistance Education (DARE), criado pela Professora Ruth Rich, em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, em 1983. Atualmente o Programa está presente em todos os estados americanos e em mais de 58 países.

Dentro do Estado de São Paulo, o PROERD é um programa Institucional da PMESP desde 1993, com resultados numéricos de grandeza continental, atingindo, em cerca de 20 anos de trabalho mais de 6 milhões de alunos, dígito maior que o número de habitantes de diversos países do mundo, orientando e auxiliando o público infantil de forma eficaz no sentido de consolidar e pautar suas condutas no caminho do bem, evitando o uso de álcool, de fumo e principalmente de entorpecentes, ou quaisquer elementos dessa natureza, altamente nocivos à saúde.

Proerd_LOGO

O PROERD foi disseminado em praticamente todo o território nacional a partir de 2002, sendo desenvolvido apenas pelas polícias militares, o que indica uma responsabilidade ímpar das polícias na instrução das crianças e pré-adolescentes.
As aulas direcionadas tomam por base uma cartilha, onde o aluno é chamado a discutir e assimilar conteúdos relacionados à autoestima, resistir à pressão dos colegas e da mídia para o uso de drogas e promover e estimular a solução pacífica de conflitos.
O curso está dividido em dez lições, a saber:
1. Tomada de decisão;
2. Fatos e efeitos sobre usos de cigarros e bebida alcoólica;
3. Fazendo escolhas seguras e responsáveis;
4. Estratégias de resistência e respondendo à pressão;
5. Sinais de tensão e avaliando sua decisão;
6. Estilos de comunicação;
7. Comunicação eficaz;
8. Redação PROERD;
9. Informações sobre Bullying;
10. Minha rede de ajuda;
A escola dos nossos filhos participará do PROERD, num esforço cooperativo entre a Polícia Militar, a Escola e a Família. O programa se destina a evitar que crianças e adolescentes em fase escolar iniciem o uso abusivo das diversas drogas existentes em nosso meio, despertando- lhes a consciência para este problema e também para a questão da violência.
Acreditamos que se conseguirmos ensinar aos jovens a tomarem decisões seguras e responsáveis, eles serão capazes de fazer escolhas saudáveis não somente sobre drogas, mas em todos os aspectos de suas vidas. Na medida em que os jovens forem educados para se tornarem cidadãos responsáveis, consequentemente conduzirão suas vidas de forma mais produtiva e livre das drogas.
No final do programa, os alunos ativos participarão de uma formatura com mensagens positivas, encenadas e cantadas. Nessa ocasião, receberão o “Diploma PROERD”, sendo muito importante a presença da família.
A política do Comando do 26º Batalhão de Polícia Militar do Interior, sediado em Mogi Guaçu, também é a de fomentar as práticas de prevenção primária com o objetivo de proteger nossas crianças, afastando-as das drogas.
Em 2018, temos como meta aplicar o PROERD em todas as escolas públicas dos 8 (oito) Municípios que compões nosso Batalhão (Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Estiva Gerbi, Itapira, Jaguariúna, Holambra, Santo Antônio de Posse e Pedreira). Isso para os alunos do 5º ano do ensino fundamental.
Mogi Guaçu, recentemente, foi contemplada com a formação de mais 3 (três) policiais militares instrutores do PROERD que estarão colaborando com a aplicação do programa, ressaltando que a parceria com a Secretaria de Educação do Município é imprescindível, podendo ser mensurada pelo grande apoio que a Administração Pública do Município Mogi Guaçu vem dispensando à Polícia Militar nesta missão até o presente momento, trazendo excelentes resultados, ficando aqui nosso agradecimento.
Temos que trabalhar incessantemente em prol de nossas crianças que são o futuro de nosso país e jamais desistiremos.

Post anterior

PM intensifica patrulhamento e dá dicas de segurança

Próximo post

Tatiane e José Henrique