Home»Em Destaque»Conhecendo a ROCAM da Polícia Militar

Conhecendo a ROCAM da Polícia Militar

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

Por: Major PM Adriano Daniel
Subcomandante do 26º BPM-I

Hoje, vamos conhecer um pouco mais sobre o brilhante trabalho que é realizado pela ROCAM da Polícia Militar, que significa rondas ostensivas com apoio de motocicletas. A ROCAM é um programa de policiamento com motocicletas no Estado de São Paulo, voltado ao aprimoramento do emprego desta atividade na prevenção de ilícitos penais, principalmente nos grandes corredores de trânsito dos municípios mais populosos, bem como nas áreas de interesse de segurança pública dos municípios do Estado.
O emprego do programa é realizado segundo a análise e estudo dos indicadores através de nossa base de dados, além de reportagens publicadas pela imprensa, informações obtidas junto à comunidade através do Conseg, vizinhança solidária, etc., de forma a permitir o acompanhamento e mensuração da sua eficácia em períodos pré-estabelecidos. O Programa ROCAM é realizado excelentemente por nossos policiais militares, principalmente nos municípios de Mogi Guaçu, Mogi Mirim e Itapira, mas sempre à disposição para apoiar os demais que compõe nosso Batalhão (Estiva Gerbi, Santo Antônio de Posse, Holambra, Jaguariúna e Pedreira).
A atividade realizada por policiais militares com motocicletas é muito útil e versátil uma vez que consegue entrar em terrenos cujos obstáculos jamais possibilitariam a entrada de um carro, por exemplo. Outro fator importante é o tempo resposta para apoiar e chegar numa ocorrência, uma vez que praticamente não há trânsito que dificulte a chegada dos policiais até o local desejado para atender o cidadão de bem. São inúmeras as ocorrências nas quais as equipes da ROCAM de Mogi Guaçu e Mogi Mirim obtêm sucesso na prisão de marginais e isso se deve não só pelo deslocamento rápido, mas pela habilidade que cada policial possui e pelo tirocínio, capacitação e treinamento inerentes a estes heróis.
Além da quantidade alta de prisões realizada pela ROCAM, temos que mensurar a capacidade e competência desta grande equipe do 26º BPM-I através da habilidade de cada um em pilotar sua motocicleta, tendo que ao mesmo tempo agir de acordo com procedimento operacional padrão na utilização de armas, realizando manobras arriscadas.
Para materializar o quanto são bons profissionais os nossos policiais militares do 26º BPM-I, saiba que no dia 8 de dezembro de 2018, ocorreu o evento “Itatiba Police Motorcycle Treinamento e Competição”, realizado pela Prefeitura Municipal de Itatiba, no Parque Municipal Luis Latorre.
Esta participação teve o objetivo de fornecer habilidades para o desempenho das missões desenvolvidas no policiamento ostensivo, baseados em manobras que visam aperfeiçoar toda a perícia e destreza dos policiais militares da ROCAM, com foco em dar uma resposta mais precisa no atendimento à população, minimizar riscos de acidentes, bem como segurança nos deslocamentos.
Foi uma grande vitória para nosso Batalhão, tendo como consequência o triunfo de quatro de nossos policiais do 26ª BPM-I ( Mogi Guaçu e Mogi Mirim), sagrando-se vitoriosos. Foi uma conquista para a nossa Polícia Militar e a comunidade que têm o privilégio de tê-los como aliados.
Observem o resultado vitorioso:
– Sd PM Janderson Fernandes da Silva – campeão da Divisão 3 – Motos de até 399 cilindradas e vice-campeão na modalidade Circuito Desafio – Drag Race em dupla
– Cb PM Bruno Santos Brito – vice-campeão na modalidade Circuito Desafio – Drag Race em dupla
– Cb PM Luiz Carlos Domingos e Sd PM Wesley Luís da Silva Moreira – campeões da modalidade Circuito Desafio – Drag Race em dupla.
Participaram deste evento todos os Batalhões que compõem o Comando de Policiamento do Interior Dois – Região de Campinas. Esta é a nossa ROCAM da qual temos muito orgulho e que em parceria com a comunidade, seremos cada vez mais fortes na prevenção e repressão ao crime. Juntos, somos mais fortes.

Post anterior

Aposentado morre após ser atropelado no Centro de Mogi Mirim

Próximo post

Eloa