Home»Cidade»Confirmados casos do vírus sorotipo 2, São Paulo entra em alerta

Confirmados casos do vírus sorotipo 2, São Paulo entra em alerta

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

Da Redação

O governador de São Paulo, João Dória, colocou o estado em situação de alerta para casos de dengue. De acordo com números da Secretaria de Saúde, nos primeiros 15 dias do ano já foram registrados 610 casos da doença. Em 2018, em todo o mês de janeiro foram 888 casos registrados. Fora isso, neste ano a presença do vírus do sorotipo 2 já foi confirmada em pelos menos 19 cidades das regiões Norte e Nordeste do estado, o que exige ainda mais atenção.

“Esse vírus tende a provocar casos clinicamente mais graves da doença em pessoas que já foram infectadas com outros sorotipos”, explica o biólogo Horácio Manuel Teles, membro do CRBio (Conselho Regional de Biologia). Para ele, é possível que o crescimento dos casos da dengue em 2019 tenha relação com a redução dos cuidados que visam o controle dos criadouros nos ambientes domésticos, como também das ações de responsabilidade das diferentes instâncias de governo.

No entanto, a Secretaria de Saúde ainda não considera as infecções pelo sorotipo 2 uma epidemia. Este ano, a cidade de Santo Antônio da Posse registrou casos de dengue do tipo 2.

Post anterior

Tome Nota da edição de sábado, dia 2

Próximo post

Editorial: Mãos à obra