Home»Cidade»Concurso IP: papel transformador da educação é destacado

Concurso IP: papel transformador da educação é destacado

Evento realizado pela multinacional premiou os vencedores na sexta-feira (29)

4
Compartilhamentos
Pinterest Google+

A entrega de prêmios do 42º Concurso de Redação (estudantes) e do 12º Concurso Literário (educadores) da IP (International Paper) marcou os 10 anos do Instituto IP. O evento de premiação foi realizado na tarde de sexta-feira (29), num espaço de festas, e com a presença dos participantes das três cidades abrangidas pelos concursos: Mogi Guaçu, Mogi Mirim e Estiva Gerbi. Houve apresentação da Banda Marcial dos Ypês da Corporação Musical “Marcos Vedovello” sob a regência do maestro Benedito Aparecido de Carvalho.

A importância da educação no processo de transformação de vidas foi o ponto comum na fala das autoridades indo ao encontro do tema comum a ambos os concursos “Transformar a vida das pessoas é o nosso papel”. A presidente do Instituto IP, Leandra Ferreira Leite, destacou a missão da multinacional neste processo transformador ressaltando as ações realizadas. “São 10 projetos em 47 cidades. O concurso de redação é a atividade mais antiga da IP e do Instituto”, observou.

Presidente Executivo da IP
Presidente da IP

“Como alguém nascido e criado aqui, nessa região, é um orgulho fazer parte desta história”, disse o presidente da IP, Rodrigo Davoli. O executivo comentou ainda que o país está carente de boas referências e de educação. E concluiu que o investimento em educação leva tempo. “Mas um gesto simples pode mudar a postura das futuras gerações”, disse reforçando a fala sobre o papel transformador da educação.

Ausente da cerimônia devido ao acidente ocorrido com a primeira-dama Maria Amélia Caveanha, o prefeito Walter Caveanha (PTB) foi representado pelo vice-prefeito Daniel Rossi (PR). “A escola é disseminadora e formadora de conhecimento. É pelas escolas que se chega às famílias”, afirmou, concluindo a importância da união das escolas, Poder Público e das empresas. A prefeita de Estiva Gerbi, Claudia Botelho (PMDB) também esteve no evento.

 

PROJETO

Os concursos fazem parte do Projeto Educação Socioambiental do Instituto IP. O concurso de redação reúne alunos dos ensinos fundamental (5º ao 9º anos) e médio (3º ano). Já o concurso literário é destinado aos educadores de todas as séries e disciplinas. Ambos premiaram aproximadamente 500 pessoas, considerando 42 edições do concurso de redação e outras 12 do concurso literário. Um vídeo com depoimentos de alguns destes estudantes e professores foi exibido durante o evento, mostrando a transformação ocorrida na vida de cada um.

Leandra
Leandra

Concurso de Redação

 

Alunos do 5º ano

 

1º Filipe Guilherme – Aqui se planta, aqui se colhe

(Escola Estadual Geraldo Sorg)

2º Samuel Lazarini – O sonho de papel

(Emef Padre Estevo Fernando Laurindo)

3º Bianca Jesus – Desenhando o futuro

(FEG – Fundação Educacional Guaçuana)

 

Alunos do 9º ano

 

1º Camila Macedo – Saindo do papel para buscar o futuro

Colégio Educar

2º Ana Laura Depieri Filomeno – A empresa e o Instituto

Colégio Monteiro Lobato

3º Eduardo Rovigatti – Pequenas mudanças trazem grandes resultados

Colégio Anglo

 

Alunos do 3º ano

 

1º Julia Lanzi Ribeiro – O papel de todos

Colégio São Francisco

2º Itálo Holanda – No caminho do bem: Uma década do Instituto International Paper

Escola estadual “Padre Armani”

3º Julia Silva – Educar para transformar

Centro Educacional Sesi

 

Concurso Literário

1º Elaine Seco – Festa do papel picado

2º Valéria Depieri – Sobre tábuas, vãos e a vida que transforma

3º Lidiane Pessota – Uma ideia sementeira

 

Post anterior

Fechamento de postos ao meio-dia gera crítica

Próximo post

UBS do Itamaraty abre dia 7 para exame preventivo