Home»Cidade»Comércio e supermercados não abrem neste feriado

Comércio e supermercados não abrem neste feriado

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

Na terça-feira (1º de maio), Dia do Trabalho, nenhum estabelecimento do setor de comércio varejista pode abrir as portas, segundo o previsto em Convenção Coletiva de Trabalho. Com isto, não funcionam lojas do comércio de rua, do shopping, dos boulevares, além dos supermercados.

Haverá fiscalização nesta data e, portanto, os que burlarem a determinação serão multados. A penalidade também está prevista na Convenção Coletiva de Trabalho. Portanto, cabe à população antecipar as compras, pois a terça-feira (1º maio) será dia de descanso para aqueles que trabalham no comércio varejista.

Vale lembrar que não haverá expediente na Prefeitura e nas autarquias municipais na segunda-feira (30), por ser ponto compensado pelos servidores, e na terça-feira (1º de maio), em razão do feriado pelo Dia do Trabalho. O atendimento volta ao normal na quarta-feira (2 de maio).  

O Dia do Trabalho teve origem em Chicago (EUA) quando milhares de operários, organizados pela Federação Americana do Trabalho, fizeram uma paralisação. A greve teve inicio no dia 1º de maio de 1886.

No Brasil, são relatadas comemorações do dia do trabalho desde 1895, mas somente em 1925 a data foi legalizada pelo então presidente Artur Bernardes, quando passou a ser feriado nacional. A partir de 1930, com Getúlio Vargas na presidência, o feriado passou a ser o dia do anúncio de medidas favoráveis aos trabalhadores, como o estabelecimento do salário mínimo, medida divulgada em 1º de maio de 1940. 

 

Confira o que abre e fecha

 

SAÚDE 

Urgências e emergências serão atendidas no pronto-socorro do Hospital Municipal “Dr. Tabajara Ramos”, na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) /PPA (Posto de Pronto Atendimento) e na Santa Casa

 

SERVIÇOS MUNICIPAIS

Cemitérios: Permanecerão abertos das 6 às 18 horas, com plantonistas para atendimento administrativo.

Feiras livres: Não há feiras livres às segundas-feiras. Atividade normal sábado, domingo e na terça-feira (1º de maio)

 

SAMAE E DEFESA CIVIL 

O Samae e a Defesa Civil mantêm equipes de plantão para o atendimento a emergências, através dos telefones 0800-102028 (Samae) e 199 (Defesa Civil.

 

SECRETARIA DE ESPORTES

Os centros esportivos funcionam normalmente no sábado e domingo e permanecem fechados na segunda-feira (30) e na terça-feira (1º de maio)

 

POUPATEMPO

Expediente normal na segunda-feira (30). Fechado na terça-feira (1º de maio). O atendimento volta ao normal na quarta-feira (2 de maio).

 

AGÊNCIAS BANCÁRIAS

Expediente normal na segunda-feira (30). Só fecham na terça-feira (1º de maio)

 

LOJAS

Comércio de rua, boulevares e shopping: abrem na segunda-feira (30) e ficam fechados na terça-feira (1º de maio)

Post anterior

Promoção Social aborda trabalho infantil

Próximo post

Córrego dos Ypês: despejo de entulho e lixo muda cenário